Alunos da Escola Estadual Municipalizada Teixeira e Sousa, em Cabo Frio, participam diversas atividades nesta segunda-feira (25)

Os estudantes da unidade escolar que leva o nome do romancista cabo-friense participaram de atividades como grafite e batalha de rima como parte da programação da 33ª Semana Teixeira e Sousa

A Escola Estadual Municipalizada Teixeira e Sousa, no bairro Boca do Mato, em Cabo Frio, recebeu nesta segunda-feira (25), as atividades da 33ª Semana Teixeira e Sousa que visa incentivar a literatura, poesia e cultura do romancista cabo-friense que dá nome à unidade educacional. Entre as atividades, o que se destacou foi a batalha de rima realizada na quadra da escola onde os alunos se reuniram para rimar e falar sobre o escritor.

Em 2024, o tema da maior semana literária de Cabo Frio é “Ialodês e Jacinta na vida e na literatura de Teixeira e Sousa”, ressaltando o poder da luta pelos direitos e reconhecimento da igualdade e questionamentos do século 19 que refletem na sociedade até os dias atuais. O assunto ainda reflete uma discussão sobre o papel da mulher, a mulher negra na escravidão e suas lutas, personificada no papel de Jacinta, para conseguir escolher seu marido, suas roupas e seu futuro.

Além da batalha de rima, o muro da Escola Estadual Municipalizada Teixeira e Sousa recebeu uma arte diferente que vai colorir os corredores da instituição. O grafite foi realizado em parceria com os alunos e visa pintar Jacinta, uma mulher negra que o autor personificou e escreveu sobre suas lutas e desafios em “A Providência”, em 1853.

Segundo o secretário de cultura, Márcio Sampaio, a realização da Semana Teixeira e Sousa é muito importante para a cultura de Cabo Frio e para o reconhecimento do autor como romancista.

“Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa foi um poeta e reconhecido como primeiro romancista negro em Cabo Frio e isso é importantíssimo para nossa cultura. É essencial que as pessoas conheçam as obras do autor cabo-friense e se interessem pela literatura brasileira. E as atividades nas escolas é um primeiro passo para construir um futuro com mais conhecimento”, reafirmou Marcio.

Final de semana da 33ª Semana Teixeira e Sousa

No sábado (23), na Praça Porto Rocha, teve sarau literário da Associação de Letras e Artes de Cabo Frio (Alacaf); uma conversa sobre mulheres cabo-frienses que empoderaram Meri Damaceno; lançamento do livro “Encantador do Amanhecer”, do autor O’Rosa Rodrigues; apresentação do grupo musical “As Ventarolas” e para finalizar as atividades da noite, no Museu e Casa de Cultura José de Dome (Charitas), o recital Jovens Pianistas emocionou com a apresentação de “Chiquinha Gonzaga, a mulher a frente do seu tempo” da pianista Yuka Shimizu.

No domingo (24), o evento chegou até o bairro da Passgem, na Praça São Benedito com a apresentação do sarau poético Flores Literárias; apresentação circense com a palhaça Bia Sampaio; lançamento do livro “Maria Costureira” com apresentação e contação de história com Sá Soraya; oficina interativa com Simone Castro; lançamento do livro histórico de “Cabo Frio na rota da escravidão” do autor Pierre de Cristo e apresentação musical Luíza Dionízio sobre “A voz negra”.

O que ainda vai rolar na 33ª Semana Teixeira e Sousa

Ainda sobre a programação do evento, na terça-feira (26), quem recebe as atividades é o bairro Jardim Esperança. As festividades e comemorações serão realizadas na Praça Agenor do Santos, onde o ponto alto será uma roda de saberes, às 9h30 e 14h30, que tem como tema: “O rap como instrumento de transformação sociocultural”, com um convidado mais que especial, MC Marechal.

O rapper é conhecido pela idealização e divulgação da Batalha do Conhecimento que visa valorizar o conteúdo das rimas em batalhas de rap. Ao invés de ficar com trocação de farpas e ridicularizações, atacando ao rival, no que são conhecidas como “batalhas de sangue”, a batalha propõe enfatizar rimas sobre novos conceitos, educação, cultura, política e outros assuntos.

A roda de conversa também recebe a participação de rappers locais como Johw e GB7.

No CIEP 458 – Hermes Barcelos, às 19h, vai rolar Batalha Teixeira e Sousa com convidados mais que especiais: Mcs Adrien, GB7, Faiska, Novice, Camilla Red, Rog, Garcia e Free.