Alunos da Escola Municipal Achilles Barreto visitam o Parque Dormitório das Garças

As visitas no local são previamente agendadas e acontecem às quartas e quintas-feiras

Desde março, escolas das redes pública e particular de Cabo Frio podem agendar visitas guiadas ao Parque Natural Municipal Dormitório das Garças, na Avenida Wilson Mendes, altura do bairro Monte Alegre. Nesta quarta-feira (29) foi a vez dos alunos da Escola Municipal Achilles Barreto, do bairro Porto do Carro, participarem das atividades no local.

As visitas são previamente agendadas e acontecem às quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. Os estudantes são conduzidos por técnicos ambientais, que apresentam o parque, as aves encontradas e a flora de manguezais, além das curiosidades e detalhes da Unidade de Conservação de Proteção Integral.

Para agendar uma visita, basta que a escola envie e-mail para a Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, no endereço: meioambiente@cabofrio.rj.gov.br.

O Parque Natural Municipal Dormitório das Garças foi criado pela Lei 1.596, de 29 de novembro de 2001, e representa um ecossistema de manguezal revestido de importância especial por estar situado no início da Lagoa de Araruama, em estado permanentemente aberto.

A unidade abriga uma população de cerca de 1.400 garças brancas, colhereiros, além de mais 39 espécies de aves. É predominantemente um siriubal, ocupando uma área de aproximadamente 215.000 m², que não recebe qualquer aporte sistemático de água doce, apresenta relevo plano, clima seco, alta insolação, baixa pluviosidade e ventos constantes.