Alunos da rede municipal de Cabo Frio recebem livros doados pelo Projeto Albatroz

Campanha “Contando e Encantando Histórias” é uma ação voluntária do projeto e da Petrobras com o objetivo de estimular a leitura entre as crianças

Alunos das escolas da rede municipal de Cabo Frio foram contemplados com kits de livros sobre a temática ambiental. O material foi distribuído pelo Projeto Albatroz a 14 unidades escolares no município. A entrega simbólica ocorreu nesta terça-feira (6) na Escola Municipal João Bessa Teixeira, no bairro União. Durante a atividade cerca de 30 crianças da Educação Infantil participaram de uma sessão de contação de histórias virtual, com o livro “A História do Oceano Contada por um Albatroz”.

A ação faz parte da campanha “Contando e Encantando Histórias”, desenvolvida pelo Projeto Albatroz e pelo Voluntariado Petrobras com apoio da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio. Através dessa parceria foram arrecadados fundos para a compra e distribição dos kits. A campanha de financiamento coletivo foi lançada oficialmente no Dia Nacional do Livro Infantil, em abril, e arrecadou mais de R$ 4.300,00 com apoio de 49 pessoas, sendo a maioria funcionários da Petrobras.

Os 14 kits, com 16 livros cada, incluem títulos como “Oceano: Mundo Escondido” (Márcia Duarte Companhone), “Bichionário” (Nilson José Machado) e “Duda Cata Tudo” (Sheila Kaplan), que envolvem as crianças no tema da biodiversidade e instigam a curiosidade sobre o oceano, sua conservação e os animais que nele habitam, como baleias, golfinhos, peixes e também, os albatrozes e petréis.

Estiveram presentes à solenidade de entrega dos kits a coordenadora geral da Supervisão, Raphaela Macedo, a gerente do Serviço de Educação Infantil, Eliane Manhães, e o coordenador de Projetos e Programas da Secretaria Municipal de Educação, Fábio Souza.

As unidades escolares contempladas são:
• E.M. Prof.ª Ciléa Maria Barreto
• E.M. de Educação Infantil Prof.ª Cleusa Guimarães Faria Braga
• E.M. Demerval Alves Rangel
• E.M. Domingos Gouvêa
• E.M. Prof.ª Janaína Teles Martins
• E.M. João Bessa Teixeira
• E.M. João Evangelista dos Santos
• E.M.I. Prof. João Trajano Bandeira Caixeiro
• E.M. José Francisco da Silveira Júnior
• E.M. Prof.ª Lerinéia Figueiredo
• E.M. Prof.ª Luceléa Rodrigues da Costa
• E.M. Maria Helena Bello da Costa
• EM. Prof.ª Maria Salvadora Silva
• E.M. de de Educação Infantil Neusa Agualusa da Costa

PROJETO ALBATROZ EM CABO FRIO (RJ)

O Projeto Albatroz nasceu em Santos (SP) e desde 1990 trabalha pela conservação das espécies de albatrozes e petréis que se alimentam em águas brasileiras. Desde 2014, o Projeto mantém uma base avançada de pesquisa na Universidade Veiga de Almeida (UVA), no campus de Cabo Frio (RJ). Por meio da parceria com o Grupo de Estudos da Pesca, coordenado pelo professor Eduardo Pimenta, foi possível ampliar os estudos na cidade.

Em 2019, a Prefeitura de Cabo Frio assinou um termo de compromisso cedendo uma área de 18 mil m² de área útil para a construção do Centro Albatroz, em frente à Lagoa de Araruama. O Centro terá como objetivo principal disseminar a educação ambiental marinha para crianças, jovens, educadores, pescadores e turistas de toda a Região dos Lagos.

Nele, os visitantes poderão conhecer a biologia e as características dos albatrozes e petréis, grupo de aves mais ameaçadas do planeta. No espaço, também serão realizadas exposições tecnológicas e artísticas, oficinas e atividades socioambientais e culturais para o público.

Últimas Notícias

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.