Alunos da rede municipal de Cabo Frio são convidados a participar do Prêmio Teixeira e Sousa de Literatura

Inscrições vão de 15 a 22 de maio e podem ser feitas de forma on-line

Representantes da Secretaria de Cultura de Cabo Frio estão percorrendo as escolas da Rede Municipal de Ensino para convidar os alunos a participarem da edição de 2023 do Prêmio Teixeira e Sousa de Literatura, na categoria estudantil. Para mobilizar a moçada, a equipe da Secult começou, nesta quarta-feira (26), a visitar as unidades escolares de Cabo Frio e Tamoios, levando material gráfico, conversando com a direção e também com os alunos.

O objetivo, além de divulgar o prêmio, é incentivar a participação dos estudantes do 8º e 9° ano do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e do EJA da Rede Pública de Cabo Frio a inscreverem seus trabalhos textuais. As inscrições poderão ser feitas no período de 15 a 22 de maio pela plataforma Move Cultura (https://movecultura.cabofrio.rj.gov.br/). No mesmo período, será realizada a inscrição para o público em geral.

Na categoria estudantil, o gênero literário é o Poema. A premiação para o vencedor será R$ 1 mil; para o segundo lugar, de R$ 650; e para o terceiro, de R$ 350. O texto literário desta categoria deverá ser redigido de forma presencial, sob a supervisão da coordenação escolar ou profissional da educação responsável, na unidade escolar em que o proponente está matriculado.

A secretária adjunta de Cultura, Beatriz Tanner, destaca que, neste ano, a proposta do Prêmio Teixeira e Sousa é fomentar a produção literária sobre a memória das salinas, parte fundamental da formação da Região dos Lagos.

“A produção de sal já foi considerada parte importante para a economia da Região dos Lagos, deixando vasta memória histórica e cultural. Desta forma, os textos submetidos à análise e seleção deverão ter como tema a memória das salinas da Região dos Lagos, trazendo como fonte de inspiração a “Canção do Sal” (1967), música que remete à cidade de Cabo Frio e ganhou notoriedade pela interpretação do artista Milton Nascimento”, explica a secretária adjunta.

PÚBLICO EM GERAL

O Prêmio Teixeira e Sousa de Literatura também contempla a categoria Público Geral, que é subdividida nos seguintes gêneros literários: Poema, Conto e Crônica. Poderão concorrer nesta edição os textos literários apresentados por autores residentes no município de Cabo Frio, maiores de 18 anos. A inscrição para esta categoria também vai acontecer de 15 a 22 de maio.

Os autores deverão inscrever textos inéditos, sobre o tema da memória das salinas na Região dos Lagos, concorrendo a prêmios em dinheiro e à publicação na antologia “Canção do sal e outras memórias”.

Para cada gênero literário, o primeiro colocado receberá R$ 3.200; o segundo colocado, R$ 2.000; e terceiro colocado, R$ 800.

Acesse o edital do Prêmio Teixeira e Sousa de Literatura clicando no link: https://www.transparencia.cabofrio.rj.gov.br/arquivos_download.php?pg=licitacao&id=1020&subid=3473