Alunos da Rede Municipal são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

A organização da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) divulgou nessa quarta-feira (21) a listagem dos alunos que conquistaram premiações na 14ª edição da prova, realizada este ano. Os jovens com melhor classificação no Brasil recebem medalhas de ouro (500 alunos), prata (1.500 alunos), bronze (4.500), ou ainda, menções honrosas (46.200 alunos). Em Cabo Frio, 12 estudantes de sete escolas municipais foram premiados com certificados de menção honrosa pelo bom desempenho obtido na OBMEP 2018.

A prova é voltada para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas municipais, estaduais e federais, além das escolas privadas. Os participantes da OBMEP 2018 foram divididos em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade e segmento: Nível 1 – alunos do 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental; Nível 2 – alunos do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental; Nível 3 – alunos de qualquer ano do Ensino Médio.

Confira abaixo o nome dos estudantes premiados da Rede Municipal de Cabo Frio e suas respectivas escolas:

Nível 1
Amanda Mafra da Luz – E.M. Américo Vespúcio
Bruna Barreto de A. dos Santos – C.M. Profª Elza Maria Santa Rosa Bernardo
Davi Macedo Soares – Centro Educacional Municipal Profª Marli Capp
Julio Terra da Conceição – E.M. Prof Edilson Duarte
Yuri Gabriel da Silva Monteiro – E.M. Luiz Lindemberg

Nível 2
Alexandre Faiad Cagide – E.M. Prof. Edilson Duarte
Davisson da Silva Rodrigues – E.M. Profª Marcia Francesconi Pereira
Gabriel de Leles Batista – E.M. Profª Marcia Francesconi Pereira Chaves
João Felipe Sophia da Costa Neves – E.M. Profª Marcia Francesconi Pereira
Juliana Lemos da Silva Rezende – E.M. Américo Vespúcio
Matheus Edmo Medeiros Rocha Fonseca – E.M. Alfredo Castro
Ryan da Silva Cordeiro – C.M. Profª Elza Maria Santa Rosa Bernardo

Etapas
A OBMEP 2018 foi realizada em duas etapas. A primeira aconteceu no dia 05 de junho, com aplicação de prova objetiva (múltipla escolha) a todos os alunos inscritos pelas escolas. A segunda fase foi uma prova discursiva, aplicada no dia 15 de setembro, para os alunos classificados após os resultados obtidos na primeira etapa.

O projeto é uma parceria entre o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, a Sociedade Brasileira de Matemática e o Governo Federal. Um dos propósitos da Olimpíada é estimular e promover o estudo da Matemática nas unidades escolares do país, contribuindo para a melhoria da qualidade da Educação Básica brasileira. A ação visa, ainda, identificar novos talentos e contribuir para a integração das escolas com as universidades públicas e institutos de pesquisa.