Alunos de Cabo Frio criam jogo com computadores do Projeto “Janelas para o Amanhã”, da Petrobrás

As doações vão contemplar 18 escolas com até 40 computadores por unidade escolar, até o final de 2022

Alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Prof.ª Tania Maria Gomes de Ávila, no bairro Guarani, desenvolveram um jogo interativo com os principais pontos turísticos da cidade de Cabo Frio. A criação foi possível graças aos equipamentos tecnológicos e cursos disponibilizados à unidade escolar por meio do Projeto “Janelas para o Amanhã”, da Petrobrás. O jogo está disponível em: https://wordwall.net/play/25628/287/937.

De forma interativa, com o auxílio das setas do teclado do computador, o jogador pode movimentar o boneco, que precisa encontrar o local correto para responder a pergunta que aparece na tela. Como por exemplo: “É uma igreja da época colonial localizada em Cabo Frio, no Brasil. Situa-se no Centro da cidade, na Praça Porto Rocha”. A resposta correta mantém o jogador somando pontos enquanto visita outros locais da cidade.

“O projeto “Janelas para o Amanhã” dá a oportunidade a professores e alunos o contato com equipamentos tecnológicos que muitos não têm acesso em casa. E com a formação, podem tanto criar projeto como o do jogo interativo, quanto acessar conteúdos e aprimorar aprendizados que vão auxiliar na vida profissional do aluno”, comentou o coordenador de Projetos e Programas da Secretaria Municipal de Educação, Fábio Souza.

A Escola Tânia Ávila já completou o ciclo, com o recebimento dos computadores, que foram instalados em uma sala apropriada para aplicação dos conteúdos relacionados ao acesso digital, além do curso destinado aos professores, ofertado pelo próprio projeto. A partir disso, os alunos puderam aplicar o conhecimento na criação do game interativo.

Ao todo, 19 escolas da rede municipal foram contempladas no mês de junho com computadores provenientes do projeto, que vai entregar 40 computadores por unidade escolar até o final de 2022. Além dos equipamentos, serão executadas ações de inclusão digital, engajando professores e alunos no tema “empoderamento digital”.