Essa foi a segunda atividade prática e alguns alunos já conseguiram empregos na área
Alunos do projeto “Servindo Tamoios”, as oficinas gratuitas de qualificação para garçom e auxiliar de cozinha, realizaram uma atividade prática nessa sexta-feira (08). Eles produziram e serviram alimentos para hóspedes de um hotel de Tamoios. O objetivo da atividade é ensinar aos alunos, na prática, como preparar e servir alimentos e bebidas.
As duas turmas foram envolvidas na atividade. Os alimentos servidos pelos alunos da oficina de garçom foram preparados pelos alunos da oficina de auxiliar de cozinha. A atividade foi pouco antes do almoço, e claro, o almoço foi o carro chefe da experiência.
A subprefeita de Tamoios, Tamires Carneiro, prestigiou a atividade, e disse que a turma está mais que aprovada. “O almoço estava ótimo, gostoso mesmo. Bom ver que os alunos estão se aplicando e conseguindo êxito. A turma toda está de parabéns,” disse Tamires.
E essa prática de servir não se restringe apenas a pousadas e hotéis, ela pode ser aplicada em qualquer forma de trabalho, seja em festas, restaurantes, pizzarias, eventos, etc. Além de mostrar na prática a maneira correta do trabalho, os alunos aprendem dicas sobre postura, etiqueta e tratamento ao cliente.
A turma está indo tão bem que alguns alunos já até conseguiram empregos na área, como conta uma das coordenadoras do curso, Maria do Carmo Oliveira. “Estamos muito felizes com o desempenho dos alunos. Alguns já estão até trabalhando. Isso é gratificante, ver que as oficinas estão ajudando as pessoas a se inserirem no mercado de trabalho,” contou Maria do Carmo.
A turma de garçom funciona na parte da manhã, das 8h às 14h, e a turma de auxiliar de cozinha na parte da tarde, de 14h às 17h. Os alunos receberão certificado ao fim das oficinas, e a formatura será no dia 28 de fevereiro. São 35 alunos na oficina de garçom e 20 alunos na oficina de auxiliar de cozinha.
As oficinas “Servindo Tamoios” são promovidas pela Subprefeitura, Superintendência da Pessoa Idosa, Casa de Artesanato de Tamoios e Instituto Guararapes, e contam com o apoio da iniciativa privada. A aula prática foi realizada no Hotel Brisa do Mar.