Araçá, em Tamoios, recebe nesta quinta (26) a segunda edição do “Programa Saúde e Cidadania da Pessoa Idosa”

Ação acontece na Escola Municipal do Araçá, das 9h às 12h

Na próxima quinta (26), a Prefeitura de Cabo Frio promove a segunda edição do “Programa Saúde e Cidadania da Pessoa Idosa”, que acontece na Escola Municipal do Araçá localizada no bairro Pacheco, no distrito de Tamoios. A iniciativa é da Secretaria da Melhor Idade.

Serão ofertados serviços como atendimento a pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social por uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, advogados e profissionais de saúde; aferição de pressão arterial; teste de glicemia e atualização do cartão de vacinação com apoio de uma equipe de ESF ainda a ser definida.

Haverá ainda aplicação de vacina, corte de cabelo, avaliação funcional, correção postural, aula de tai chi chuan, orientações jurídica, psicológica e social, e também para solicitação de aposentadoria.

“A primeira edição foi muito boa. Atendemos mais de 100 pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social, e para esta segunda edição acreditamos que teremos, pelo menos, o dobro de atendimentos por se tratar de uma região onde as casas são mais próximas uma das outras. É muito importante levar esse tipo de ação para a área rural porque é uma população quase sempre esquecida por todos os governos. E o Estatuto do Idoso não prevê distinção entre área rural e urbana. Onde houver pessoas idosas precisando de políticas públicas, é lá que devemos estar”, explicou a secretária Cristiane Fernandes.

Na primeira edição no final de setembro, foram mais de 100 atendimentos a pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. Somente no que se refere à saúde, foram 53 aplicações de vacina. Além disso, houve corte de cabelo, quiropraxia e aula de tai chi chuan entre outros serviços.