Audiência Pública debate Lei Orçamentária Anual 2022 em Cabo Frio

Equipe da Secretaria de Fazenda detalhou pontos da previsão de receita e despesa do município para o ano que vem

A Prefeitura de Cabo Frio participou de uma audiência pública sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2022. Realizada pela Câmara Municipal de Vereadores, o debate aconteceu na última sexta-feira (26) no plenário da casa legislativa. A secretária de Fazenda, Daniella Mendes, e os técnicos da pasta, apresentaram detalhes da previsão de receitas e despesas do município para o ano que vem, bem como tiraram dúvidas dos vereadores presentes e de assessores indicados por eles.

Ao longo da audiência, a equipe da Fazenda também esclareceu questões levantadas por membros da sociedade civil que enviaram perguntas antecipadamente para o relator da Comissão de Finanças, Orçamento e Alienação da Câmara, vereador Vinícius Corrêa. Em razão da pandemia de covid-19 a reunião não teve a presença do público, que acompanhou a audiência ao vivo pela página da Câmara no Facebook.

Além da secretária Daniella Mendes, participaram o secretário adjunto de Receita, Vinícius Dias; o coordenador geral, Raphael Teixeira dos Santos; e o tesoureiro, Gustavo Fecher Teixeira Bastos. A reunião também foi acompanhada pelo jovem estudante da rede municipal de ensino Williman Henriques, de 17 anos, escolhido pelo programa Cidade Jovem, para ficar na Secretaria de Fazenda por um dia.

A proposta da Lei Orçamentária Anual 2022 foi entregue pelo Poder Executivo no dia 29 de outubro, e está em tramitação no Legislativo. A previsão de receitas e despesas para o ano que vem, em Cabo Frio, é de R$ 1.105.645.000,00.

“Essa audiência pública foi uma importante oportunidade para esclarecermos os critérios adotados sobre a destinação dos recursos para o ano que vem. Vamos administrar um orçamento elaborado pela nossa própria gestão, a partir não apenas das estimativas de receitas, mas, sobretudo, da nossa experiência ao longo deste ano. Encontramos uma situação financeira bem complicada no município, e no ano que vem ainda teremos dificuldades. Com muita dedicação e planejamento, conseguimos pagar um grande volume de dívidas, inclusive de salários deixados em aberto por gestões passadas, além de renegociar vários outros débitos. O orçamento para 2022 não vai comprometer a saúde das contas públicas”, explicou a secretária.