“Brincareta” volta a agitar o Carnaval de Cabo Frio

O bloco de bonecos mais alegre do interior do Estado do Rio de Janeiro, a “Brincareta”, está de volta à folia de Cabo Frio. Depois de quatro anos, a atração ganhará as ruas novamente no domingo de carnaval (11), com concentração a partir das 18h, na  Tenda da Cultura, na Praça da Cidadania, em frente ao Teatro Municipal. Ao todo, 40 bonecos gigantes vão animar o desfile. Deste total, 15 estão passando por uma restauração feita pela equipe da Secretaria de Cultura utilizando técnicas como pátina, textura, escultura em isopor e pintura.


SAIBA MAIS


Criada em 1997, a Brincareta foi idealizada com o objetivo de resgatar a antiga tradição bonequeira, manifestação cultural que vinha se perdendo na cidade, e nasceu através das mãos e do talento de vários artistas e pesquisadores locais. Além dos bonecos, o bloco também é composto por músicos que embalam a Brincareta com antigas marchinhas, que resgatam a história do carnaval.


“Resgatar a Brincareta é muito mais do que resgatar o carnaval de rua com as tradicionais marchinhas: é resgatar a nossa própria história através de todos esses personagens que dão vida ao bloco”, comentou o superintendente de Cultura de Cabo Frio, Carlos Ernesto Lopes.


Todos os bonecos gigantes que compõem a atração representam grandes figuras da história da cidade, como João Marciano, Ivan Veleiro, Chico Lima, Vavadinho, Augustinho Mergulhão, Veludo, Osvaldo Rodrigues, Tonga, Palhaço Chupeta, Zé Praxedes, Marilena Alves, Democra, Jô, Zé de Dome, Zé Barbosa, Otília, Chico Estevão, Mané Sapo, João Marciano, Amena Mayal, Bebela, Zé de Quincas, Celinho, Eduardo Passos, Gandola, Scliar, Danilson, Curica, Dr. Sérgio, Márcio Correa, Wolney, Ito do Violão, Dinarte, Chico Ribeiro, Nogueirinha e Ercília.


A Secretaria de Cultura é a responsável em receber da população os nomes indicados para homenagem no bloco. Cada “gigante da cultura” tem aproximadamente três metros de altura, 80 cm de diâmetro e cerca de 20 quilos, e leva de 15 a 20 dias para ficar pronto. Os bonecos são confeccionados por vários artistas locais como os bonequeiros Clarêncio Rodrigues, Moisés Senos, Marina Vergara, Ellen Mona e Josafá, entre outros, que deram vida às histórias destas personalidades da cultura cabo-friense.


“A Brincareta conta a história da cidade de Cabo Frio através desses personagens que são pessoas que existiram e se destacaram em períodos diferentes. É o carnaval da família que resgata as marchinhas de carnaval”, destacou a diretor do Teatro Municipal, Ítalo Luiz.


Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.