Cabo-friense é contemplado em edital de cultura inclusiva do Estado do Rio

Davi Mendonça recebeu certificado voltado para projetos elaborados por pessoas com deficiência

A Prefeitura de Cabo Frio, representada pelo secretário de Cultura, Clarêncio Rodrigues, marcou presença, na última terça-feira (21), na Biblioteca Parque Estadual, no Rio de Janeiro, para a entrega dos certificados dos editais “Cultura Inclusiva nas Redes” e “Rua Cultural RJ”. Ambos projetos são promovidos pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e garantem investimentos de R$ 7,5 milhões à cultura fluminense.

Na oportunidade, o cabo-friense Davi Mendonça, de 19 anos, que está inserido no espectro autista (TEA), foi um dos contemplados e recebeu das mãos da secretária da pasta, Danielle Barros, o certificado do “Cultura Inclusiva nas Redes”, voltado para premiação de artistas com algum tipo de deficiência.

Ele foi premiado com o projeto, “No Rolê da Criatividade”, que busca ensinar escrita criativa para pessoas com deficiência.

“O curso é para todas as pessoas, mas tem um olhar mais direcionado para pessoas que apresentam algum tipo de deficiência. É uma honra muito grande estar aqui, porque sempre busquei passar a mensagem de respeito, inclusão e anticapacitismo. Lutar por um mundo melhor não é loucura ou utopia, é justiça. Quero que todos os presentes se orgulhem de quem são”, disse Davi.

Na solenidade, o secretário de Cultura de Cabo Frio, Clarêncio Rodrigues, se declarou entusiasmado com a contemplação de Davi Mendonça, e aproveitou a oportunidade para anunciar a realização de uma parceria junto ao jovem cabo-friense.

“Tivemos a honra de ter o Davi Mendonça como Jovem Aprendiz na Secretaria de Cultura. Ele não foi lá pra aprender, foi para ensinar, e me prometeu montar um roteiro de história para teatro de bonecos que nós vamos fazer nesse palco aqui no Rio de Janeiro”, declarou Clarêncio Rodrigues.

No fim da tarde, foi a vez dos contemplados no edital “Rua Cultural RJ” receberem os certificados. A chamada pública é voltada para realização de ambientações urbanas em todo o estado do Rio, através de linguagens artísticas como o grafite, stencil, pintura livre, mosaicos, sticker, lambe-lambe, muralismo e pintura mural, e também vai atender a cidade de Cabo Frio.

Últimas Notícias