Cabo Frio conclui elaboração do Plano Municipal de Saúde

Documento foi enviado para o Conselho Municipal de Saúde, e será apresentado para aprovação no dia 26 de julho

A Prefeitura de Cabo Frio encaminhou para o Conselho Municipal de Saúde, nesta segunda-feira (19), o Plano Municipal de Saúde (PMS). Nesta fase da elaboração, o documento deve ser apresentado aos representantes do conselho no dia 26 de julho, para aprovação.

O Plano Municipal de Saúde estabelece as diretrizes das políticas públicas na área da saúde pelos próximos quatro anos. O processo de elaboração do Plano aconteceu de forma colaborativa, com a participação da população e da rede de gestores e trabalhadores da saúde. O PMS identifica os principais desafios para melhorar os serviços de saúde da cidade e traça metas e indicadores que servirão de instrumento para a gestão municipal.

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a elaboração do PMS com a análise situacional do município. Após o levantamento do cenário atual, a Secretaria lançou o questionário para participação dos cidadãos. Em seguida ocorreram encontros virtuais com trabalhadores e usuários do SUS, e com representantes da sociedade civil organizada. Os dados identificados por meio da participação da população foram utilizados como parâmetro para as propostas para a gestão de saúde pública no município.

Após a aprovação pelo Conselho Municipal de Saúde, haverá uma transmissão ao vivo nas redes sociais da Prefeitura no mês de agosto com o lançamento do plano. O documento contribuirá ainda para a elaboração do Plano Plurianual da Prefeitura, e dos instrumentos de planejamento orçamentário para 2022.