Cabo Frio consegue doação de álcool em gel com o IFRJ

Material será produzido no campus de Arraial do Cabo e doado para a rede municipal de saúde

O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) vai doar para a Prefeitura de Cabo Frio álcool em gel produzido pelo próprio Campus de Arraial do Cabo. O material, produzido com verba federal, será destinado ao atendimento da rede municipal de saúde de Cabo Frio. A novidade foi anunciada durante reunião remota realizada nesta quinta-feira (dia 28) entre a Secretaria-Adjunta de Ciência e Tecnologia e a direção do IFRJ. Durante o encontro também foram discutidas outras iniciativas como convênio de estágio, curso de qualificação em internet e testagem de água das praias.

“Este nosso encontro com o Instituto marca o pontapé inicial de uma parceria que estamos construindo com a Prefeitura de Cabo Frio. Oferecemos ao IFRJ convênio de estágio não remunerado para os estudantes e combinamos uma visita ao Campus na próxima semana, a fim de conhecermos melhor o local e ampliarmos nossas conversas”, afirmou o secretário-adjunto Rafael Peçanha.

A Secretaria anunciou, também, que a parceria em que o IFRJ disponibilizará curso de qualificação em internet para servidores e alunos da rede pública municipal, de forma gratuita e opcional, está em fase adiantada.

“Além disso, nos comprometemos em aproximar o IFRJ da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, num projeto de criação de um laboratório público de testagem de água das praias e lagunas da região, que está sendo desenvolvido para que possa ser realizado em parceria científica. Outra iniciativa importante é que a Secretaria-Adjunta de Ciência e Tecnologia estará acompanhando o desenvolvimento de um projeto que disponibilizará gratuitamente um banco com mais de duas mil questões para estudantes de biologia se prepararem para o ENEM e outras provas da carreira”, informou o secretário.

Durante a reunião, a Secretaria-Adjunta foi convidada a participar de futuras ações do Núcleo de Pesquisa em Inovação, que funciona no Campus do IFRJ. Para avançar legalmente na parceria, Rafael Peçanha afirmou que já está trabalhando para firmar um Termo de Cooperação Técnica entre o IFRJ e a Prefeitura de Cabo Frio, contemplando todas estas ações.

A direção do IFRJ solicitou ainda que a Secretaria-Adjunta auxilie na interlocução com as empresas de ônibus da região e do Estado, com o objetivo de adequar os horários e atendimentos das linhas de transporte público que levam alunos de Tamoios ao Campus em Arraial do Cabo.

Participaram da reunião, além de Rafael Peçanha, os representantes do IFRJ: David Barreto de Aguiar (diretor geral do IFRJ), Alexandre Mioth Soares (coordenador de Integração Escola Empresa), Rafael Guimarães Botelho e Marcelo Simas Mattos (coordenadores do curso de graduação tecnológica de Rede de Computadores), Eros Izidoro Amaral (coordenador do curso técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio) e William de Jesus Santos (secretário da Direção Geral).