Cabo Frio debate pandemia em reunião com secretários de Saúde da Baixada Litorânea

Encontro extraordinário do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro aconteceu nesta segunda-feira (22) por videoconferência

A Prefeitura de Cabo Frio participou nesta segunda-feira (22) da reunião extraordinária, por videoconferência, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS/RJ). O encontro serviu para debater questões sobre o enfrentamento regional contra a Covid-19.

O secretário de Saúde, Felipe Fernandes, representou Cabo Frio, e contou com a participação dos secretários de Saúde dos municípios que compõem a Baixada Litorânea: Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Maricá, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim. Na ocasião, foram discutidas medidas de prevenção ao contágio, enfrentamento e contingenciamento do coronavírus.

“A reunião foi extremamente importante. Precisamos atuar em conjunto tanto para implantar medidas de prevenção, quanto para cada município ter infraestrutura para garantir a saúde das pessoas. Discutimos sobre o aumento de leitos de UTI, como criar parcerias com cidades vizinhas da nossa região, e efetivar uma comunicação regional em relação às medidas para enfrentar a pandemia”, explicou Felipe.

O possível feriadão prolongado no Estado do Rio de Janeiro, entre os dias 26 de março e 4 de abril, com a antecipação das comemorações dos dias de Tiradentes e São Jorge, também foi pauta do encontro.

“Estamos buscando uma estratégia regional para conter o aumento do número de pessoas na região durante os 10 dias de feriadão prolongado no Estado. Pretendemos efetivar uma comunicação regional em relação a situação de cada município, para que a atuação conjunta contribua para conter o avanço do vírus”, concluiu Felipe.

Os temas debatidos serão encaminhados para os respectivos prefeitos ainda nesta segunda-feira (22).