Setor de pós Covid-19 do Centro de Reabilitação de Cabo Frio começa a funcionar

Atendimentos são realizados segunda a quinta-feira, das 7h às 18h

Está em funcionamento o setor de pós Covid-19 do Centro Municipal de Reabilitação de Cabo Frio, no bairro Novo Portinho. O espaço realiza atendimentos fisioterápicos para quem apresentar sequelas da doença e o funciona de segunda a quinta, das 7h às 18h. A estimativa é de que sejam atendidos até quatro pacientes por hora.

O setor de pós Covid-19 foi inaugurado na segunda pelo secretário de Saúde, Felipe Fernandes, e pelo superintendente de Reabilitação, Jay Brasileiro. A inauguração contou ainda com a presença da fisioterapeuta Tatiani Cardinot representante municipal do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Segunda Região (Crefito 2).

“É um momento de pandemia, onde há muitos casos de internações, mas também há casos de sequelas respiratórias, cardíacas e nós queremos tratar o paciente não apenas no leito, mas no pós Covid-19, para que o paciente possa se reabilitar e voltar às melhores condições possíveis de vida normal. Estamos muito felizes ao ampliar este serviço e tratar integralmente o nosso paciente”, explicou o secretário de Saúde, Felipe Fernandes.

A iniciativa é voltada para moradores de Cabo Frio e tem como objetivo a melhora geral do quadro do paciente. Para agendar um horário é necessário fazer uma avaliação presencial no Centro de Reabilitação, e apresentar xerox do cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência.

Além de residir no município, para ter acesso ao tratamento é necessário comprovar que teve a doença por meio de exames complementares como PCR-RT, tomografía de tórax, sorologia imunológica e ainda apresentar sintomas como de dispneia, fadiga, tosse crônica, cansaço, falta de ar, perda de memória, disfunção cognitiva, dor no peito em aperto e baixa tolerância ao exercício.

De acordo com o fisioterapeuta e superintendente de Reabilitação, Jay Brasileiro, o projeto foi idealizado pela fisioterapeuta Tatiana Ribeiro, coordenadora de Reabilitação Hospitalar, e está amparado dentro da Coordenação de Reabilitação Ambulatorial, cuja responsável é a também fisioterapeuta, Mariana Chapeta.

O serviço é desenvolvido por equipe multidisciplinar que realiza avaliação individual e estabelece qual o programa de atendimento específico à necessidade de cada paciente, conforme as sequelas de pós Covid-19 apresentadas. Entre as medidas de tratamento constam fisioterapia respiratória, motora e avaliação funcional no início e ao final do tratamento.