Cabo Frio distribui cestas básicas para famílias cadastradas na Assistência Social

Município adquiriu conjunto de produtos de necessidade básica para famílias em vulnerabilidade social extrema

A Prefeitura de Cabo Frio está distribuindo cestas básicas para famílias em vulnerabilidade social extrema, cadastradas na Secretaria Municipal de Assistência Social. Cerca de 3.700 conjuntos de produtos de necessidade básica foram adquiridos através do repasse de recurso extraordinário do Sistema Único de Assistência Social, por conta da pandemia da covid-19, previsto na Portaria Nº 378, de 7 de maio de 2020.

As cestas básicas adquiridas pela Prefeitura de Cabo Frio vão atender às famílias cadastradas nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

A secretária municipal de Assistência Social, Nilza Miquelotti, destaca que as cestas básicas foram adquiridas com recurso federal e são destinadas às famílias em situação extrema de vulnerabilidade social.

“Com a pandemia da covid-19, muitas famílias estão hoje em situação de vulnerabilidade social. Diante desse quadro emergencial, o governo federal realizou repasse de recurso extraordinário para incremento temporário na execução de ações socioassistenciais nos municípios. Com esse repasse, foram adquiridas as cestas básicas que estão sendo distribuídas para as famílias cadastradas em nossos equipamentos de Assistência Social”, explica a secretária.

De acordo com a superintendente da Proteção Social Básica, Nereida Furtado, a distribuição de cestas básicas é realizada para as famílias que já são atendidas pela Secretaria de Assistência Social, no Programa de Atenção Integral à Família (PAIF).

“Temos um cadastro das famílias que estão em situação de vulnerabilidade social. Elas são acompanhadas pelas equipes do CRAS do bairro, e recebem os avisos sobre a disponibilidade das cestas básicas”, acrescenta Nereida Furtado.