Cabo Frio divulga balanço de ações da Coordenadoria de Formação Continuada da Educação

Ao todo 48 encontros reuniram mais de 18 mil participantes no primeiro semestre de 2022

A Secretaria de Educação ofereceu aos profissionais da rede municipal, ao longo do primeiro semestre, em formato virtual, 48 encontros de formação continuada com o objetivo de aperfeiçoar e promover atualizações aos professores de forma que possibilitem o melhor desenvolvimento dos alunos em sala de aula. Houve também indicação de mais de 50 formações oferecidas por instituições de ensino.

Ao todo mais de 18 mil participantes estiveram presentes em cerca de 84 horas de conteúdos, disponibilizados no canal do Youtube da Coordenadoria de Formação Continuada da pasta.

As formações assumiram o formato virtual, desde o início da pandemia, e em função do alcance e engajamento dos profissionais, foi mantido.

Além do conteúdo promovido pela equipe da Secretaria de Educação, parcerias também permitiram oferecer temas diversificados. Entre os parceiros estão Editoras de livros adotados pela rede por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), CCR-Via Lagos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Projeto Costa do Sol de Defesa Civil, Programa Albatroz/Petrobras, Folha dos Lagos e Editora Sophia, Instituto de Benefícios e Assistência dos Servidores Municipais de Cabo Frio (Ibascaf), Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro (CREF/RJ), Centro Municipal de Alimentação e Nutrição (CEMAN), UNIRIO e Superintendência de Defesa Civil de Cabo Frio.

Os mais de sete mil certificados emitidos pela Educação, destinados aos participantes que preencheram a lista de presença disponibilizada ao final da cada formação, são entregues mensalmente agrupando os conteúdos acessados pelo profissional.

A coordenadora do setor de formação, Debora Ribeiro explica que as ações promovidas pela Secretaria de Educação somam na busca pela reconstrução da rede.

“Tivemos uma ótima adesão dos professores ao longo do semestre e temos recebido um retorno positivo em relação ao formato e aos temas abordados. Mais importante do que termos bons números, é vermos que os conteúdos abordados nas formações têm sido relevantes para reflexões da prática docente e, consequentemente, para melhores ações junto aos nossos alunos”, disse Debora.

Para o segundo semestre estão previstos novos encontros. A comunicação é feita periodicamente aos diretores das unidades escolares por meio de memorandos e e-mails institucionais. O conteúdo do primeiro semestre de 2022 pode ser acessado em Coordenadoria de Formação Continuada – Cabo Frio .