Cabo Frio encerra a primeira etapa de oficinas do Projeto Orla

A próxima oficina será realizada de 21 a 23 de setembro, culminando em audiência pública prevista para o dia 12 de dezembro

A primeira etapa de oficinas de planejamento participativo do Projeto Orla Cabo Frio foi encerrada nesta sexta-feira (29), no Hotel Malibu, na Praia do Forte. A próxima oficina será realizada de 21 a 23 de setembro, e vai culminar com uma audiência pública que tem previsão para ser realizada no dia 12 de dezembro de 2022.

O Projeto Orla é uma ação do governo federal, lançado no início dos anos 2000, buscando responder às demandas de ordenamento do uso e da ocupação da orla marítima nacional. Foi desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), que compõem a Coordenação Nacional, juntamente com os Ministérios do Turismo (MTur) e do Desenvolvimento Regional (MDR) e apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer.

Nas oficinas, as atividades são voltadas para pessoas que vivem, trabalham e pensam nas orlas da cidade, e são desenvolvidas com metodologias de construção de diagnóstico, classificação e formulação de cenários.

O Projeto Orla em Cabo Frio contempla quatro Unidades de Paisagem (UPs), distribuídas da seguinte forma: UP1 – Praia do Forte (do Forte de São Matheus até o Foguete, limite com Arraial do Cabo); UP2 – Praia do Peró (do Pontal do Peró até o final da Praia das Conchas); UP3 – Praias de Tamoios (do limite com Casimiro de Abreu, na Praia do Pontal até a Praia Rasa, limite com Armação dos Búzios), e UP4 – Canal do Itajuru (margem da sede do Município, desde a Boca da Barra até a Praia do Siqueira).

A secretária municipal de Turismo, Katyuscia Brito, entregou nesta sexta, aos facilitadores de cada Unidade de Paisagem, um certificado simbólico.

“Foi uma forma de agradecimento pela dedicação e atenção aos munícipes durante os cinco dias da Oficina 1. Todos eles se dedicaram muito, fazendo deste momento um sucesso”, afirma Katyuscia.

Ainda segundo ela, todos os participantes da oficina do Projeto Orla Cabo Frio também receberão certificado (em formato digital) na próxima semana.