Cabo Frio expande Moeda Social Itajuru para o Jacaré na terça (9)

Entrega dos cartões para os beneficiários será na Praça do Pomar II, às 10h

A Prefeitura de Cabo Frio realiza na terça-feira (9), às 10h, na Praça do Pomar II, a quinta expansão do Programa Moeda Social Itajuru, para 500 famílias beneficiárias do bairro Jacaré. A modalidade de transferência de renda municipal atende pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Cada família vai receber um cartão com 220 itajurus, o equivalente a R$ 220.

Para a retirada dos cartões, é necessário que o beneficiário apresente a identidade. A listagem com os nomes foi publicada na edição desta quinta-feira (4), do Diário Oficial do município (entre as páginas 39 e 51) e também ficará disponível nos oito Centros de Referência em Assistência Social (Cras) da cidade. Para verificar, basta acessar o link http://rj.portaldatransparencia.com.br/prefeitura/cabofrio/?pagina=abreDocumento&arquivo=3FE30B518D46. Além disso, será criado um grupo de WhatsApp pela Coordenação do Programa para informes sobre a moeda.

“Mais uma vez, o governo está expandindo o programa, fazendo a Moeda Itajuru chegar a quem mais precisa. É fundamental que os recursos continuem sendo ampliados e que cada vez mais famílias possam ter acesso às políticas públicas e aos serviços”, afirmou o prefeito José Bonifácio.

A moeda poderá ser usada para compras em qualquer um dos 35 estabelecimentos do Jacaré que estão aptos a receber a Moeda. Para realizar isso, basta apenas que os beneficiários se dirijam aos comércios com o cartão e a senha, que é intransferível. Os 220 itajurus podem ser usados para a compra de insumos, a exemplo de gêneros alimentícios, medicamentos, produtos de higiene e demais itens essenciais ao uso cotidiano.

Prefeito participa de encontro sobre moedas sociais e bancos solidários

Na última semana, o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, e o coordenador da Moeda Social Itajuru, Adriano Brisola, participaram de um encontro, em Fortaleza (CE) sobre bancos solidários e moedas sociais, que também celebrou os 25 anos do Banco Palmas.

O município foi apresentado como um dos oito casos de sucesso de cidades que criaram leis para tornar realidade programas de transferência de renda local e que utilizam a plataforma digital E-Dinheiro.

Em 18 meses, aumento do repasse e 13º da Moeda Itajuru

Ao completar um ano e meio de programa, o Governo Municipal colhe bons frutos com a implantação do programa municipal de transferência de renda. Além da quinta expansão para o Jacaré, nesse período o valor do repasse passou de R$ 200 para R$ 220, em dezembro de 2022; e, no mesmo mês, os beneficiários receberam uma recarga extra a título de 13º da Moeda Itajuru.

Até o momento, o programa já investiu R$ 6.490.000,00, incluindo a recarga para os beneficiários do bairro Jacaré. Atualmente, a Moeda Social beneficia três mil famílias e tem 274 estabelecimentos comerciais participantes.