Cabo Frio implementa melhorias na saúde em Tamoios

Medidas vão desde contratação de médicos até oferta de serviços e melhorias em infraestrutura

A Prefeitura de Cabo Frio tem investido em diversas ações com o objetivo de melhorar o atendimento de saúde para a população de Tamoios. Com menos de 100 dias de governo, as medidas vão desde a contratação de mais médicos até a oferta de serviços e de melhorias da infraestrutura tanto no PAM de Santo Antônio quanto no Posto de Saúde de Unamar, ambas unidades de referência do segundo distrito.

“Um dos objetivos da nossa gestão é promover melhorias na saúde de Tamoios. É uma das nossas prioridades e temos trabalhado diariamente para trazer avanços. Não é simples, nem fácil, mas toda a equipe tem se dedicado para fazer o planejamento se transformar em realidade”, afirmou o secretário de Saúde, Felipe Fernandes.

Em relação à infraestrutura predial e tecnológica destas unidades, os principais avanços foram as reformas estruturais, como pintura e reparação de equipamentos, além da implantação do sistema de informatização para atendimento médico e organização do fluxo de atendimentos.

Também foram contratadas especialidades médicas de grande necessidade para Tamoios como pediatria, ginecologia e obstetrícia, gastroenterologia, dermatologia, fonoaudiologia e endocrinologia. Além disso, a Secretaria de Saúde está em processo de contratação de urologista e angiologista.

A Prefeitura também implantou o serviço de ultrassonografia, incluindo o acompanhamento ecográfico necessário ao pré-natal, e passou a oferecer triagem de pré-natal para gestantes e companheiros, além do atendimento de pré-natal de alto risco.

TAMOIOS AMPLIA OFERTA DE SERVIÇOS COM AUTONOMIA

Além de todos esses avanços, Tamoios passa a contar com a implantação de outros dois serviços: odontologia, principalmente para atendimentos urgentes, que inicia os atendimentos em abril; e o programa de obesidade com acompanhamento multidisciplinar.

Agora o distrito também possui dois importantes polos de saúde. O primeiro é o da vacinação da BCG, localizado na Estratégia em Saúde da Família (ESF) de Samburá. Depois de um longo período, o imunizante volta a ser aplicado em Tamoios: antes, as puérperas precisavam se dirigir ao Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC), no Braga, que fica no primeiro distrito de Cabo Frio. A vacina é indicada para prevenir as formas graves de tuberculose e deve ser ministrada no recém-nascido, preferencialmente, nas primeiras 12 horas depois do parto e até 15 dias após o nascimento.

O segundo é o Polo de Infectologia, no PAM de Santo Antônio, que oferta, por livre demanda, testagem de HIV, sífilis e hepatite B/C, além de oferecer assistência e acompanhamento aos pacientes e pessoas que tiveram contato com tuberculose.