Cabo Frio inicia mês da Luta Antimanicomial com palestra sobre reforma psiquiátrica

Programação começa nesta terça (11), às 19h, e será on-line

Com objetivo de enfatizar as ações e avanços no atendimento, além de abordar os temas que envolvem a luta pelos direitos das pessoas com transtornos mentais, a Prefeitura de Cabo Frio promoverá uma série de três palestras para celebrar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, comemorado no próximo dia 18. Todas serão realizadas a partir das 19h.

A abertura será nesta terça-feira (11) com o psiquiatra Pedro Gabriel Salgado. O tema será “Os 20 anos da Lei da Reforma Psiquiátrica: caminhos percorridos e futuros possíveis”. No dia 18 será a vez da palestra “Saúde Mental e a População Negra”, com o psicólogo e secretário de Saúde de Cabo Frio, Felipe Fernandes.

No dia 25, encerrando a programação, o tema abordado será “Questões em saúde mental em um contexto de pandemia: um olhar do trabalhador de saúde mental” com o coordenador da Equipe Volante em Saúde Mental de Tamoios, Ygot Sereno, e o servidor da Saúde Mental de Cabo Frio, Matheus Siqueira.

A programação é aberta ao público. O link de acesso deve ser solicitado pelo e-mail coordenacaosaudementalcf@gmail.com

SAÚDE MENTAL EM CABO FRIO

Entre os atendimentos oferecidos pela Secretaria de Saúde de Cabo Frio está a Coordenação da Saúde Mental. O setor conta com cerca de 120 profissionais entre psicólogos, enfermeiros, psiquiatras, técnico de enfermagem, cuidadores, fonoaudiólogos e assistentes sociais.

O Programa de Saúde Mental é composto pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Cabo Frio possui três unidades: o CAPS Álcool e Drogas (CAPS AD), especializado no cuidado a pessoas com dependência química; o CAPS 2, para pessoas com transtorno mental grave ou persistente; e o CAPSI, para o público infanto-juvenil.

Cabo Frio oferece ainda ambulatórios com atendimentos psicológicos e psiquiátricos e duas residências terapêuticas que, no momento, atendem 22 pessoas. Atualmente, 4.890 pessoas são cadastradas no município e 1.685 recebem tratamento psicológico e psiquiátrico regularmente.

Quem precisar de atendimento pode buscar qualquer unidade do CAPS para realizar o acolhimento. No local, será feita avaliação pelos profissionais para determinar o tratamento necessário.

CAPS Álcool e Drogas (CAPS AD) – Rua Antônio Duarte Guimarães, 17, Braga

CAPS 2 – Rua General Alfredo Bruno Gama Martins, s/n, esquina com rua José Maria Gil, Braga

CAPSI – Travessa Vitorino Carriço, Portinho

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.