Cabo Frio lança o Programa Melhor em Casa

Ação aconteceu na manhã desta sexta-feira (21) na sede da Prefeitura

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, lançou na manhã desta sexta-feira (21) o Programa de Atenção Domiciliar “Melhor em Casa”. A iniciativa reforça a diretriz do governo municipal em expandir a Atenção Básica e Domiciliar para os moradores da cidade.

O “Melhor em Casa” é um programa do Ministério da Saúde, do Governo Federal, que prevê a desospitalização precoce e segura de pacientes para evitar riscos de infecções ou outros agravamentos do ambiente hospitalar. Ele também atende pessoas que estejam em situações nas quais o tratamento em casa seja mais indicado.

A partir de agora, Cabo Frio conta com equipes de multiprofissionais para cuidar desses pacientes em casa, reintegrando os laços familiares e afetivos, proporcionando suporte de uma internação domiciliar. Durante o lançamento o prefeito reforçou o objetivo de melhorar e ampliar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) para os cabo-frienses.

“Hoje fizemos apenas o lançamento oficial porque, efetivamente, o programa já está acontecendo. Cabo Frio recebe esse atendimento de braços abertos e agradece ao Governo Federal, pois a união das forças municipais, estaduais e federal vai melhorar o Sistema Único de Saúde brasileiro. Nossa gratidão, também, à toda equipe comandada pelo secretário de Saúde, Felipe Fernandes. O ‘Melhor em Casa’ vai cumprir o objetivo de fazer com que a saúde chegue mais perto de cada cidadão”, disse José Bonifácio.

A equipe do programa é composta por 23 profissionais entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogo, assistente social e fonoaudióloga que atendem diariamente.

“O ‘Melhor em Casa’ chega para atender todos os casos de média e alta complexidade dando continuidade à internação e ao tratamento na residência com medicação, acompanhamento necessário e qualquer procedimento que complemente a Atenção Básica. O serviço é complementar e não substitutivo, e vai além da nossa gestão, porque buscamos a efetivação das ações de saúde pública para a população”, conclui o secretário.

Participaram do lançamento, além do prefeito e do secretário de Saúde, o coordenador geral do programa, Jay Brasileiro, e o coordenador técnico, Júnior Curcino.