Cabo Frio participa de assembleia de secretários de Saúde do Estado do Rio

Encontro abordou o cenário atual da pandemia no estado, que está na zona de alto risco de contaminação, além de outros temas

O secretário de Saúde de Cabo Frio, Felipe Fernandes, participou na quinta-feira (14), da 1ª assembleia de 2021 do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems/RJ), que engloba todos os secretários de saúde do Estado do Rio. O encontro virtual tratou da apresentação dos novos gestores dos municípios fluminenses, discutiu o atual cenário da pandemia de Covid-19 nas cidades e abordou as atualizações das medidas de enfrentamento à doença.

“O encontro foi de extrema importância para o conhecimento mútuo dos novos gestores municipais e, principalmente, no que se refere à situação da pandemia em nosso estado. Ficou evidente o quanto é importante a vacinação e, mais ainda, o comprometimento dos gestores de saúde em apoiar a vacinação em massa da população”, afirmou Felipe Fernandes.

O encontro foi presidido pela secretária de Saúde de Volta Redonda e atual presidente do Cosems/RJ, Maria da Conceição Rocha. Além da situação da Covid-19, foi discutida a importância da participação regional neste processo, a eleição para a nova diretoria do órgão e também a operacionalização do SUS nos municípios.

Em relação ao novo coronavírus, foram apresentados os indicadores monitorados no Painel Covid-19, e os resultados, tendo por base dados colhidos a partir de dezembro. Desta forma, após cruzamentos e correlações, o estado do Rio de Janeiro ainda encontra-se em risco alto de contágio. Cabo Frio está na Zona Laranja de contaminação, bem como os demais municípios da Baixada Litorânea, segundo relatório do estado.

Na reunião, o entendimento estabelecido é de que, para combater o coronavírus, é fundamental a adoção de medidas como ampliação de leitos e de testagem; isolamento social, atendimento médico precoce, uso de máscaras, além de higiene constante como lavar as mãos ou higienizá-las com álcool gel.

Saúde do Estado realiza evento para acolhimento dos novos gestores municipais

Também nesta quinta, o secretário de Saúde, Felipe Fernandes, participou do Acolhimento dos Gestores Municipais de Saúde, evento virtual promovido pela Secretaria de Estado de Saúde. O objetivo do encontro foi receber os novos secretários, apresentar o processo de trabalho do estado com os municípios, e também abordar o cenário da Covid-19. A abertura do encontro foi feita pelo secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves.

“Participar dos dois eventos evidencia o comprometimento do novo governo e também que a atual gestão da saúde percebe a importância da micro e da macro política de saúde. É fundamental a atuação regional e estadual se quisermos melhorar a qualidade da saúde. Seja no estado ou em nosso município”, finalizou o secretário.