Cabo Frio participa do V Fórum Intermunicipal da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher, em Búzios

Encontro contou com a participação da secretária de Estado de Políticas para Mulher do Rio de Janeiro, Heloísa Aguiar

A Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Superintendência dos Direitos da Mulher, vinculada à Secretaria de Assistência Social, participou nesta quarta-feira (24), do V Fórum Intermunicipal da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher, realizado no Hotel Atlântico Búzios, no balneário buziano. O encontro bimestral e itinerante tem por objetivo o alinhamento regional das políticas públicas de prevenção, proteção e enfrentamento à violência contra a mulher.

Nesta quinta edição, sediada em Búzios, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) de Cabo Frio apresentou um diagnóstico sobre a política de enfrentamento à violência contra a mulher dos municípios que participam do grupo de debates, que iniciou com seis cidades e, atualmente, é composto por 14 municípios, divididos entre as regiões da Baixada Litorânea e Noroeste Fluminense.

Além de Armação dos Búzios e Cabo Frio, integram o grupo de municípios que aderiam à proposta do Fórum as cidades de Rio das Ostras, Araruama, Arraial do Cabo, Campos dos Goytacazes, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Itaperuna, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São Francisco do Itabapoana e São Pedro da Aldeia.

O combate ao discurso de ódio contra as mulheres e à misoginia foi um pedido da secretária de Estado, Heloísa Aguiar, aos municípios durante seu discurso na abertura do fórum. Para a superintendente dos Direitos da Mulher, Tânia Lopes, é a chance de apresentar um mapeamento das políticas públicas do segmento para o Governo Estadual, bem como exemplos de atendimento a essas mulheres.

“É um momento importante para nossa região a oportunidade de apresentar à secretária de estado, a necessidade premente de se construir, instalar e implementar um equipamento para abrigar as mulheres vítimas, que não têm como voltar para casa diante da situação de violência que estão vivenciando. E poder, in loco, apresentar ao Estado do Rio de Janeiro um diagnóstico da situação e enfrentamento à violência contra mulher, as estratégias e os desafios”, explicou Tânia.

O público-alvo dos fóruns são as gestoras e a equipe técnica dos organismos de políticas para mulheres nas cidades citadas e instituições afins, como os Centros Especializados de Atendimento à Mulher (Ceam), os Centros de Referência de Atendimento à Mulher (Cram), os Centros Integrados de Atendimento à Mulher (Ciam), além de representantes da Patrulha Maria da Penha.