Cabo Frio promove 1ª Capacitação Municipal sobre o Plano de Contingência para Prevenção e Enfrentamento ao Trabalho Infantil

Encontro acontece no dia 14 de dezembro na Escola Municipal Alfredo Castro

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil vai realizar a 1ª capacitação voltada para funcionários e servidores da rede municipal, além de organizações sociais civis, sobre o Plano de Contingência para Prevenção e Enfrentamento ao Trabalho Infantil. O evento é uma iniciativa da Coordenação do PETI Cabo Frio da Secretaria da Criança e do Adolescente, com apoio da Comissão de Prevenção do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

O treinamento ocorrerá no dia 14 de dezembro, às 9h, na Escola Municipal Alfredo Castro, no bairro Jardim Excelsior. O número de vagas é limitado para cada setor.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por meio do link: https://docs.google.com/forms/e/1FAIpQLSfmCkKdLohky9C_qDQHMruRxY1HhUcMhpe114LdZMIOems7mA/viewform?usp=sf_link

A programação da capacitação inclui a participação de Betânia Batista, secretária da Criança e do Adolescente, e Kátia Simone Souza psicóloga e coordenadora do PETI, na abertura. Em seguida, às 10h, haverá uma parte vivencial com Rosimeire Winter, assistente social.

O guarda civil municipal, Douglas Ribeiro, estará abordando a importância do eixo de mobilização e sensibilização para a erradicação do trabalho infantil.

Durante o evento, serão discutidas abordagens e as implicações, com a psicóloga e coordenadora da Media e Alta Complexidade da Rede Municipal de Saúde, Isabela Brettas, às 11h. Às 13h30, será abordado o formato do trabalho, com Kátia Simone Souza, psicóloga e coordenadora do PETI, e equipe técnica. A capacitação se encerrará às 15h.

O evento destaca a importância de mobilizar a comunidade e os profissionais para combater o trabalho infantil, ressaltando que a infância é um período para brincar e sonhar, não para o trabalho precoce.

Com o tema “Criança não trabalha, infância é para brincar e sonhar. No verão ou em qualquer estação, TRABALHO INFANTIL NÃO!”, segundo a psicóloga e coordenadora, Katia Simone Souza, o Plano de Contingência visa conscientizar, sensibilizar e orientar a população acerca do trabalho infantil e seus impactos negativos nas crianças e adolescentes. Diversas ações serão realizadas em vários bairros da cidade até março de 2024.