Cabo Frio promove a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente na sexta (25)

Encontro acontece na Escola Municipal Alfredo Castro, das 8h às 17h30

A Prefeitura de Cabo Frio promove na sexta-feira (25) a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na Escola Municipal Alfredo Castro, das 8h às 17h30. A atividade, que é gratuita e aberta ao público em geral, é uma iniciativa da Secretaria da Criança e do Adolescente.

O encontro municipal será realizado tendo por base o tema da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CNDCA): “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.”

O tema central será debatido em cima de cinco eixos principais, que serão apresentados durante a Conferência Municipal. De acordo com as regras da etapa nacional, a sociedade civil pode discutir, e até aprofundar, as discussões sobre o tema, objetivos e eixos da 12ª CNDCA.

De acordo com a secretária da Criança e do Adolescente, Betânia Batista, dar voz às crianças e adolescentes é entendê-los e, assim, ajudar no desenvolvimento das tarefas da escola e na apresentação do conteúdo.

“A dinâmica das aulas depende muito disso. O dano da pandemia foi grande, então, o cuidado agora é ouvi-los dentro dos eixos e do tema central da conferência nacional. A partir das demandas das pré-conferências, serão construídas as propostas sobre como devemos agir na escola e demais ambientes sociais para amenizar os danos causados pela pandemia. Temos que percorrer esse caminho juntos. A união que vai definir o resultado final”, ponderou Betânia.

Segundo ela, a secretaria firmou parceria com a rede Hortifrutti para atender ao público da Conferência Municipal com sucos e saladas de frutas.

Como preparativo e requisito para a Conferência Municipal, Cabo Frio realizou diversas pré-conferências sediadas nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), nas ongs da cidade e na Câmara Municipal com o parlamento juvenil.

8h às 9h – Inscrições para as categorias delegados, convidados e participantes.

9h – Mesa de Abertura.

9h30 – Plenária para leitura e aprovação do Regimento Interno / Panorama pré-conferências – Vídeo ilustrativo.

10h – Apresentação cultural: “Valorizando a cultura local da criança e do adolescente”.

10h30 – Conferência Magna. “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral com respeito à diversidade”.

11h – Apresentação dos eixos temáticos.

12h às 13h – Almoço.

13h – Grupos de trabalhos: discussão dos eixos temáticos e das propostas.

14h – Plenária para Apresentação, Discussão e Aprovação das Propostas/Deliberações dos Grupos de Trabalho para a XII Conferência Nacional.

16h – Eleição dos Delegados Municipais para a Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

16h30 – Plenária Final com apresentação dos Delegados Eleitos.

17h – Encerramento.