Ação acontece a partir desta terça (13) nas escolas municipais e com equipamento da Secretaria de Assistência Social
A Prefeitura de Cabo Frio, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), vinculado à Secretaria da Criança e do Adolescente, promove um circuito de roda de conversa para marcar o Dia Mundial e Nacional Contra o Trabalho Infantil, instituído em 12 de junho. As ações começam nesta terça-feira (13), na Escola Municipal Professora Alfredina de Oliveira Francesconi, no Jardim Esperança, a partir das 13h.
Este ano, o lema é “Proteger a infância é potencializar o futuro de crianças e adolescentes. Chega junto para acabar com o trabalho infantil”. As atividades visam promover debates e discussões acerca da importância de combater o trabalho infantil, além de alertar para os riscos à saúde integral da criança e sobre as penalidades às quais os infratores podem ser submetidos. Além disso, o objetivo é ofertar informações sobre o Peti a partir dos eixos que norteiam as ações estratégicas do programa.
“É essencial aumentar a conscientização sobre o trabalho infantil; por isso, é necessário esse tipo de ação que envolve a sociedade civil, governo e trabalhadores que atuam na defesa de criança e do adolescente, para divulgar campanhas sobre o tema, com a finalidade de alcançar crianças, adolescentes, pais, professores, e gestores públicos”, explicou a coordenadora do Peti, Kátia Simone de Souza.
Segundo ela, todas as ações em alusão à data serão desenvolvidas com alunos e responsáveis e são promovidas em parceria com a Comissão Municipal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Competi) Cabo Frio.
Cronograma
Terça (13)
13h – Escola Municipal Professora Alfredina de Oliveira Francesconi (Jardim Esperança)
Quinta (15)
12h – Escola Municipal Professor Achilles Almeida Barreto (Porto do Carro)
Sexta (16)
9h – Escola Municipal Justiniano de Souza (Maria Joaquina)
Terça (20)
13h – Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Manoel Corrêa
Quinta (22)
12h – Escola Municipal Professor Achilles Almeida Barreto
19h – Abordagem noturna com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)
Sexta (23)
9h – Divulgação do Peti na Praça Porto Rocha