Cabo Frio realiza sétima captação de órgãos no Hospital São José Operário

Famílias de dois pacientes com morte cerebral autorizaram as doações

Uma equipe do Programa Estadual de Transplantes (PET) esteve na manhã desta sexta-feira (27), no centro cirúrgico do complexo São José Operário / Hospital Central de Emergência (HCE), em São Cristóvão, para realizar uma cirurgia de captação de órgãos. Esta é a sétima captação em parceria com a Secretaria de Saúde de Cabo Frio. As famílias dos dois pacientes que sofreram morte cerebral autorizaram a doação.

Desde o ano passado, foi implantada no município a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante  (CIHDOTT), que entrou em funcionamento em abril do mesmo ano. Com isso, Cabo Frio passou figurar na Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos (CNCDO). De acordo com as diretrizes nacionais, cabe às comissões identificar possíveis doadores. Para isso, há todo um trâmite a ser percorrido, desde o diagnóstico de morte encefálica à criação de métodos junto às famílias para a possibilidade da doação.

“Precisamos agradecer aos familiares do doador. Cabo Frio é referência no estado e a equipe do município está há quase 36 horas verificando todos os procedimentos necessários para garantir que outras vidas sejam ajudadas com estes órgãos”, explicou a diretora médica, Cenir Amorim.

O prefeito Dr. Adriano Moreno, que é médico, esteve na unidade e destacou o trabalhou de todas as equipes.

“Este é um momento de esperança para aqueles que estavam na fila do transplante. Quero agradecer aos familiares, que em um momento tão triste e de perda, encontrou amor e sensibilidade para ajudar ao próximo. Como médico, fico emocionado em ver o tamanho empenho da equipe de médicos e enfermeiros, a dedicação em ajudar outras pessoas, dando a chance de uma nova vida, finalizou o prefeito.

A cirurgia de retirada dos órgãos do segundo paciente segue neste sábado (28). Os receptores estão em hospitais da capital.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.