Cabo Frio recebe Jornada Pedagógica para os professores da Rede Municipal de Ensino

Evento acontece no Paradiso Corporate Hotel nos dias 1, 2 e 5 de fevereiro com o tema “(Re)significar: desafios para uma educação humanizadora”

A abertura do período letivo em Cabo Frio será marcada pela realização da Jornada Pedagógica 2024, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação. O evento, com o tema “(Re)significar: desafios para uma educação humanizadora”, acontece no Paradiso Corporate Hotel nos dias 1, 2 e 5 de fevereiro.

A atividade vai contar com a participação de sete palestrantes, que vão compartilhar suas experiências e conhecimentos. As palestras acontecem tanto no período da manhã, das 8h às 12h, quanto na parte da tarde, das 13h às 17h. As mesmas palestras serão ministradas nos dois turnos de forma que todos os participantes possam usufruir do conteúdo apresentado.

O objetivo vai além de marcar o início do período letivo, buscando também promover reflexões e diálogos sobre os desafios enfrentados na construção de uma educação mais humanizada. A escolha do tema sugere uma abordagem reflexiva sobre a necessidade de repensar e atribuir novos significados aos processos educacionais, visando uma abordagem mais inclusiva e centrada no desenvolvimento integral dos estudantes.

A Jornada Pedagógica 2024 destina-se aos professores da Rede Municipal de Ensino de Cabo Frio e os procedimentos para inscrição foram comunicados por memorando enviado às unidades escolares.

Palestrantes

No dia 1º de fevereiro, a professora Renata Pierini apresentará a palestra com o tema planejamento e avaliação, intitulada “Eu planejo, tu planejas, nós planejamos”. A segunda palestra do dia será conduzida pelo professor André Sant’Anna, abordando o tema comunicação assertiva com a apresentação intitulada “Comunicação Assertiva no Ambiente Escolar: Desafios e Possibilidades”.

No dia seguinte, 2 de fevereiro, a professora Lavini Castro abordará o tema educação antirracista com a palestra “Educadores Antirracistas somos nós! Pensar o Currículo e a questão étnico racial na Educação Antirracista”. Em seguida, com o mesmo tema, a socióloga Ester Oliveira Bayerl fará a palestra intitulada “Diversidade & Inclusão na formação de professores e a construção de narrativas positivas em sala de aula”.

Outra palestra do dia ficará a cargo do professor César Nunes, que, no tema humanização da escola, apresenta a palestra “Educação, Humanização e Acolhimento: Educadores que esticam horizontes, professores(as) que fazem a diferença na Escola Humanizadora”.

No último dia do evento, na segunda-feira (5), com o tema educação inclusiva, a professora Ligiane Medeiros apresenta a palestra “A Educação Inclusiva hoje: contextos, possibilidades e limites”. E para finalizar, o professor Dyego Feitosa apresenta a palestra “(Des)aprender para ensinar. A construção do sentido do fazer docente”.