Cabo Frio receberá II Barqueata Victor Muanis no dia 21 de dezembro

Evento conta com o apoio da Prefeitura

A Laguna de Araruama será cenário para a II Barqueata Victor Muanis, no sábado (21). A travessia terá concentração às 8h, na Praia das Palmeiras, com largada prevista para as 11h e contará com aproximadamente 100 participantes. O evento é organizado pelos velejadores Felipe Grael, Raphael Souza e Rodolfo Muanis, e conta com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Turismo, e das guardas Marítima e Ambiental e Civil.

A largada dos barcos será na Praia das Palmeiras, com percurso seguindo pela Ponta do Ambrósio e passagem pelo Boqueirão da Lagoa, com uma parada programada na Praia da Fazenda Roberto Marinho. A chegada acontece na Praia do Clube Náutico de Araruama.

A travessia será feita por barcos a vela de pequeno porte, na grande maioria Lasers, Dingues e Hobie cats, que passarão pelos municípios de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Iguaba Grande e Araruama. O evento contará com a presença de cem velejadores e remadores de toda Região da Costa do Sol e também do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.

“A gente vai refazer o percurso da tradicional Regata TransAraruama, que saía da Base Naval de São Pedro da Aldeia até o Clube Náutico de Araruama, porém com um trajeto um pouco maior, começando em Cabo Frio. O evento é para as pessoas que usam a lagoa de forma recreativa, como remo, vela, canoa confraternizarem. Será um momento maravilhoso”, explicou Rodolfo Muanis, um dos organizadores do evento.

O percurso total da travessia será de aproximadamente 23 milhas náuticas, o que equivale a 40 quilômetros, e pela velocidade média de 4 ou 5 nós. A travessia deverá ser realizada em até 6 horas, dependendo das condições de vento no dia.

As inscrições estão encerradas, mas a organização abre espaço para quem ainda deseja participar fazer inscrição na hora. O custo é R$ 50. “Convidamos todas as classes de veleiros monotipo, canoas e caiaques. Este projeto servirá de incubadora para a formação de uma comissão organizadora, que irá realizar e participar de diversos outros eventos esportivos na Região dos Lagos”, explicou o organizador Felipe Grael.

Sobre a Barqueata

A I Barqueada Victor Muanis aconteceu em dezembro do ano passado. O evento é uma homenagem ao velejador Victor Emanuel Muanis Fernades de Castro, também conhecido como Vitinho, velejador da Classe Dingue, falecido aos 23 anos e irmão de Rodolfo Muanis, o Dolfão, um dos organizadores.

Victor Muanis deu aulas voluntárias de vela junto com o Felipe Grael, outro organizador da Barqueata, quando ambos eram estudantes de Engenharia Naval da UFRJ e participaram do projeto UFRJ-MAR.
O término do evento é no Clube Náutico de Araruama, onde o Victor aprendeu a velejar no Veleiro Gaia, um Dingue, hoje timoneado por seu irmão Rodolfo.