Cabo Frio reforça operação tapa-buracos e limpeza de bueiros

Ações são realizadas em toda a cidade, inclusive Tamoios, com recursos próprios

A Prefeitura de Cabo Frio está reforçando a operação tapa-buracos em diversas ruas da cidade. O trabalho está sendo realizado de forma gradativa desde o início do ano por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Entre as ações estão troca de manilhas, assentamento de novos tubos, reparos de poços de visita, confecção de caixas de passagem e colocação de massa asfáltica.

Esta semana a operação passou pela Avenida Teixeira e Souza, no Centro da cidade, com recuperação de rede de águas pluviais e do pavimento em asfalto, conseguido junto ao Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ).

Na Rua Natal, no bairro Jardim Caiçara, foi feita a recuperação do pavimento, e na Travessa Manoel Alves, também no Jardim Caiçara, foi refeita a rede de águas pluviais. Já na Rua Vitor Igrejas, no bairro Ville Blanche, foi realizada a troca de manilhas. Além desses locais, a operação tapa-buracos passou pela Rua Geraldo de Abreu, no Jardim Excelsior, colocando calçamento nas áreas em que o asfalto cedeu.

“Mais do que apenas tapar os buracos, pela primeira vez em muitos anos a Prefeitura passou a cuidar das estruturas que estão abaixo do solo, como as redes de drenagem. Há muito trabalho a ser feito, mas é visível como já avançamos bastante”, diz a secretária de Obras e Serviços Públicos, Tita Calvet.

As ações também estão acontecendo em Tamoios. Nesta quarta-feira (14), equipes da Prefeitura estiveram na Rua das Pacas realizando obras para recuperação do pavimento do local. Segundo o secretário adjunto de Obras e Serviços Públicos em Tamoios, Alan Nascimento, a ação acontece de forma gradativa em outros pontos do distrito.

“Já passamos no bairro Santo Antônio identificando e amenizando os maiores problemas. Na próxima semana pretendemos chegar a Maria Joaquina para colocar massa asfáltica de uma forma que não atrapalhe a passagem dos carros”, afirmou Alan Nascimento.

LIMPEZA DE BUEIROS

Para desobstruir as galerias pluviais para um melhor escoamento das águas da chuva, também é realizada diariamente a limpeza dos bueiros da cidade. Para isso, as equipes percorrem vários bairros, e o trabalho é feito em formato de mutirão, com duas equipes e um caminhão de sucção de resíduos, que acompanha a execução da limpeza dos ralos.

Somente neste mês de julho, 184 ralos já foram limpos. A operação passou pelo bairro Vila do Ar, nas ruas Ernesto Melo, Porto Velho e Clara Nunes, desobstruindo 27 bueiros. No bairro Novo Portinho, na Avenida Henrique Terra, 70 bueiros foram limpos. Já no Jardim Excelsior, na Avenida do bairro, 83 foram desobstruídos. A operação já passou também pelos bairros do Peró, Praia do Siqueira e Guriri. Neste último foi feita a limpeza de uma caixa de passagem que há tempos causava transtorno aos moradores. Em Tamoios a operação de limpeza dos bueiros ocorre de forma simultânea, em diversos bairros.

ECONOMIA AOS COFRES PÚBLICOS

Com objetivo de gerar economia aos cofres públicos, todas as intervenções estão sendo realizadas com recursos próprios e mão de obra de funcionários da própria Prefeitura, e têm como prioridade a realização de reparos emergenciais, amenizando problemas como a existência de buracos nas ruas e bueiros entupidos, entre outros, até que o município possa fazer maiores investimentos.

“O prefeito José Bonifácio já afirmou, em dezenas de oportunidades, que enquanto os salários atrasados de 2020 não forem pagos, não contratará uma usina de asfalto para fechar todos os buracos da cidade. Como estes salários estão prestes a serem quitados, o processo da massa asfáltica já está em fase de lançamento de edital para sanar de vez essa questão. Enquanto isso, vamos fazendo de forma paliativa, com os recursos que temos, e mesmo aos poucos estamos realizando um grande trabalho”, afirmou a secretária de Obras e Serviços Públicos, Tita Calvet.

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos informa que vem realizando um mapeamento dos buracos na cidade, mas alerta que a população também pode solicitar a operação tapa-buracos e limpeza de bueiros pelo e-mail obras@cabofrio.rj.gov.br.