Cabo Frio retoma serviço de carro fumacê para controle do mosquito Aedes aegypti

Veículo já está circulando pela cidade com o objetivo de inibir a proliferação do vetor

A Prefeitura de Cabo Frio retomou o serviço do carro fumacê para controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Nos últimos dias, o serviço já passou pelos bairros Parque Burle e Parque Eldorado, além de bairros do distrito de Tamoios como Aquarius e Santo Antônio.

De acordo com o setor de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, a aplicação do inseticida por meio do carro fumacê não ocorria desde 2020, quando o contrato de locação do veículo foi encerrado e, em seguida, a atividade foi interrompida por conta da pandemia do coronavírus.

A coordenadora do setor, Andreia Nogueira, esclarece que mesmo com o resultado positivo do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Cabo Frio, apontando baixo risco de infestação do mosquito, o município solicitou um veículo à Secretaria de Estado de Saúde para realizar ações de bloqueio em bairros da cidade, evitando a proliferação do inseto.

“Mesmo com o resultado positivo do primeiro LIRAa, nós identificamos que, devido a fatores climáticos, alguns bairros da cidade são mais propícios a ter pontos favoráveis para a proliferação do mosquito. Por isso, solicitamos ao Governo do Estado um carro fumacê para manter o índice de infestação do inseto controlado”, explica Andreia.

O carro fumacê pulveriza inseticida para matar e inibir a proliferação do vetor na fase adulta. Fatores como chuva, umidade e temperatura ditam o aumento ou diminuição da população de insetos na região. Por isso, nesses períodos o Ministério da Saúde libera o uso de inseticidas como medida preventiva para o controle das arboviroses urbanas.

A orientação é que os moradores deixem as janelas abertas durante a passagem do fumacê, pois o mosquito se esconde em frestas e locais onde as gotículas do veneno não conseguem grudar em suas asas, o que causa a morte do inseto.

“O combate ao mosquito Aedes aegypiti é dever de todos. Cada cidadão tem papel importante nas ações para evitar a proliferação do mosquito, já que grande parte dos criadouros continua sendo encontrada dentro das casas, como vasos e pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais, entre outros. A principal missão da população é atuar em conjunto para eliminar possíveis focos como água acumulada no lixo, caixas d’água e outros locais”, afirma a secretária de Saúde de Cabo Frio, Érika Borges.

Segundo dados do setor de Vigilância em Saúde, nos últimos três anos não há casos registrados de febre amarela em Cabo Frio. No mês de janeiro, foram registrados 12 casos de dengue e somente um caso de zika e chikungunya.