Cabo Frio sedia 2º Encontro dos secretários municipais de Esporte da Costa do Sol

Reunião contou com a participação de gestores de oito municípios

Cabo Frio foi a cidade anfitriã para a realização do 2º Encontro dos secretários municipais de Esporte da Costa do Sol, na manhã desta quarta-feira (28). Com a presença do prefeito José Bonifácio, o evento reuniu gestores das cidades de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Rio Bonito, Rio das Ostras e Macaé.

Além do chefe do executivo, Cabo Frio foi representada pelo secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Carlos Cunha, pela secretária-adjunta de Esportes e Lazer, Flávia Carvalho e pelo adjunto de Turismo em Tamoios, André Carvalho. O vereador cabo-friense Josias da Sweel também esteve presente.

“Agradeço a presença e parabenizo a todos os gestores que estão envolvidos na realização desse encontro. Fico muito feliz que, entre tantos assuntos importantes, temos espaço para discutir sobre o esporte. Aqui em Cabo Frio temos iniciado o trabalho para a criação de ciclofaixas e ciclovias, dando mais estrutura para os ciclistas. Sabendo a importância e a necessidade dessa intervenção, levei ao Governo do Estado o pedido para a criação de um projeto que interligue Cabo Frio aos municípios vizinhos em suas principais estradas, por meio de ciclovias. É um projeto que pode trazer segurança aos ciclistas”, destacou o prefeito José Bonifácio.

Abrindo a pauta do encontro, a Associação Ciclística de Cabo Frio (Acicaf) apresentou o projeto pioneiro no estado do Rio de Janeiro, e na região Sudeste, para o lançamento do Circuito de Cicloturismo da Costa do Sol. O percurso que começa e termina em Cabo Frio será lançado no dia 08 de maio e tem 450 quilômetros de extensão, passando por 13 municípios. O circuito contará com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, da Acicaf e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Na segunda etapa do encontro, os gestores municipais priorizaram a discussão intermunicipal, com o objetivo de criar eventos regionais. Além de alinhar o discurso para o investimento nas pautas esportivas, a troca de informações e experiências entre as cidades marcou a etapa de trabalho.

“Esse encontro é importantíssimo, mostra sinergia e união entre os gestores do esporte, que compõem a região da Costa do Sol. O trabalho conjunto é essencial para a formação de ligas, criação de jogos intermunicipais e diversos eventos, respeitando o calendário esportivo, para que não haja conflito de datas. Essa união do esporte é relevante não apenas para gente, em Cabo Frio, como para toda região”, disse Carlos Cunha, secretário de Turismo, Esporte e Lazer.