Cabo Frio terá Semana de Luta da Pessoa com Deficiência

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (PCD), celebrado no dia 21 de setembro, Cabo Frio terá diversas ações sobre o tema. O evento começa no dia 17 de setembro e busca dar visibilidade para questões como acessibilidade, inclusão e outras reivindicações.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de 47 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência.  Destas, 19 mil residem em Cabo Frio de acordo com o censo de 2010. Com a ampliação do número de pessoas com direito à acessibilidade esse dado deve ter uma nova realidade.

A Semana de Luta da Pessoa com Deficiência vai reunir a Associação dos Deficientes de Cabo Frio, a Associação dos Pais e Amigos do Excepcional (Apae), a Associação de Surdos da Região dos Lagos e o Centro de Inclusão do Deficiente Visual da Região dos Lagos.

As mobilizações serão realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comud-PCD), o Shopping Park Lagos e apoio da Inter TV.

Programação

– 17 de setembro: abertura oficial da Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, pelo Prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano Moreno, às 10h, no auditório da Prefeitura.

– 18 de setembro: reunião solene do COMUD-PCD- Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, às 9h, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), no Braga.

– 19 de setembro: palestra do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) – Cabo Frio.Tema: acesso ao mercado de trabalho em igualdade de oportunidades e condições justas. Palestrante: Cirlene Zimmermann, procuradora do Ministério Público do Trabalho. Às 9h no TRT – Cabo Frio na rua Poeta Vitorino Carriço, 331- Parque Burle.

– 20 de setembro: mobilização na Praça Porto Rocha, centro de Cabo Frio, às 15h. Após a mobilização as associações seguirão para a Câmara Municipal de Cabo Frio.

Presidentes das associações ocuparão a Tribuna Livre, na Câmara Legislativa Municipal às 18h.

– 21 de setembro: campanha de conscientização do uso de vagas especiais no Shopping Park Lagos, a partir das 14h.