Cabo Frio vacina mais de 45% dos grupos prioritários em 4 meses de campanha contra a Covid-19

Primeira dose da vacina contra a Covid-19 chega a quase 40 mil pessoas

Em quatro meses de Campanha Nacional de Vacinação contra o Coronavírus, completados nesta quinta-feira (20), Cabo Frio imunizou com a primeira dose mais de 45% da população dos grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde. Com a segunda dose foram mais de 22%.

A imunização iniciou em 20 de janeiro para idosos acima de 90 anos. Nesta semana, o município atingirá a faixa etária de pessoas com comorbidades de 52 anos para primeira aplicação, e 60 anos ou mais para segunda aplicação.

“O município segue o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19. A vacina entregue pela Secretaria de Estado de Saúde vem com informe técnico direcionando o grupo prioritário para receber o imunizante. Por isso, o avanço do calendário depende do envio de doses pela Secretaria de Estado de Saúde”, explica o secretário de Saúde, Felipe Fernandes.

Desde o início da campanha de vacinação, Cabo Frio recebeu 55.865 doses de vacina para primeira aplicação e 31.020 para segunda aplicação oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário de Saúde de Cabo Frio, Felipe Fernandes, esclarece que a diferença entre a quantidade de vacina recebida e a de doses aplicadas acontece devido ao intervalo necessário entre a primeira e segunda dose de cada laboratório.

“A quantidade destinada para a primeira e a segunda dose é especificada na nota técnica entregue em cada remessa proveniente da Secretaria de Estado de Saúde. No caso da vacina Oxford/AstraZeneca, o intervalo necessário é de três meses, enquanto no caso da Coronavac (Sinovac/Butantan) o prazo é entre 21 e 28 dias”, esclarece.

A imunização envolve diversos setores da Prefeitura e, somente na Secretaria de Saúde, são pelo menos 150 profissionais por dia trabalhando em várias áreas para a vacina chegar até a população.

“Diariamente acompanhamos a logística e estrutura para que a vacina chegue a população. A vacinação é fundamental para que todos possamos retomar as atividades cotidianas. Precisamos conter a circulação do vírus com vacina e, principalmente, com as medidas de prevenção e higiene. Por isso, é muito importante que quem faz parte do grupo prioritário se vacine”, diz Felipe Fernandes.

CABO FRIO ESTÁ NA FASE 1 DO TERCEIRO GRUPO PRIORITÁRIO DEFINIDO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Desde que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 teve início, Cabo Frio vem imunizando integrantes dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. O primeiro grupo foram os profissionais de saúde, idosos residentes em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência que vivem em instituições, quilombolas e indígenas, que totalizam cerca de 8 mil pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde.

O segundo grupo, o Governo Federal incluiu os idosos de 60 anos ou mais, que em Cabo Frio representam 37.267 pessoas. Devido à escassez de vacina, o cronograma nacional precisou ser fracionado em faixas etárias, com a imunização sendo feita conforme o recebimento das doses da vacina, enviadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Neste momento, o município está atendendo a fase 1 do novo grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde: pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos com a primeira dose do imunizante. Como acontece com os demais grupos, a ampliação da imunização está ocorrendo de forma escalonada devido ao envio de vacinas pelo Estado, que permanece de forma gradativa, não abrangendo todas as idades deste novo público-alvo. Na fase 1 estão incluídos também pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independente da idade (18 a 59 anos) e os deficientes permanentes cadastrados no BPC. Este grupo representa 27.527 pessoas.

Nesta quinta-feira (20), foram vacinadas pessoas com comorbidades de 53 anos. Na sexta-feira (21), serão vacinadas pessoas com comorbidades de 52 anos. Nestes dias também serão atendidas pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independente da idade (18 a 59 anos) para aplicação da primeira dose da vacina.

De terça (18) a quinta-feira (20), a imunização acontece das 9h às 16h nas unidades de saúde específicas para Covid-19. Na sexta-feira (21), será de 9h às 12h. A vacinação no drive-thru será de terça (18) a sexta-feira (21), das 9h às 12h.

O horário de sexta-feira e do drive-thru foram alterados com objetivo de evitar perdas da vacina por conta da forma de armazenamento e do período que o insumo precisa ser utilizado após a abertura do frasco, já que a demanda está descentralizada, além da quantidade de vacina enviada pelo Estado para atender este grupo.

Esta fase contempla também os deficientes permanentes cadastrados no BPC que também serão vacinados de forma escalonada. Na sexta-feira (21) serão vacinados deficientes auditivos e físicos de 18 a 59 anos. A imunização desse grupo acontece, das 10h às 16h, na Escola Municipal Renato Azevedo, no bairro Parque Central, e no Centro Educacional Marli Capp, em Tamoios, e das 9h às 12h, no Drive-thru.

Todos esses públicos devem comprovar a condição de saúde por meio de documentação. No ato da vacinação, o cidadão precisa levar a cópia de atestados, laudos, prescrições, relatórios médicos e/ou exames complementares.

Os deficientes permanentes devem levar o laudo com o Cadastro Internacional da Doença (CID). Também é preciso levar documento oficial com foto, CPF ou Cartão Nacional do SUS e comprovante de residência.

PRÓXIMOS GRUPOS ATENDIDOS DE ACORDO COM MINISTÉRIO DA SAÚDE

Os próximos grupos atendidos são pessoas em situação de rua, população de liberdade privada, funcionários do sistema de privação, trabalhadores de educação de ensino básico e superior, forças de segurança e salvamento, forças armadas, trabalhadores de transporte metroviário, ferroviário, aéreo, aquaviário, caminhoneiros, portuários, industriais, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

De acordo com o Ministério da Saúde, esses grupos conclui a campanha contra a Covid-19 no município, totalizando 88.025 mil pessoas atendidas com o imunizante.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.