Cabo Frio vai retomar a realização do Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa)

Trabalho será realizado pelas equipes da Vigilância Ambiental a partir do dia 17

Suspenso desde 2020, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) será retomado em Cabo Frio neste mês de outubro. A suspensão das coletas periódicas foi determinada pelo Ministério da Saúde via Nota Informativa nº 9/2020, da Coordenadoria Geral de Arboviroses (CGARB), com data de 31 de março de 2020, em virtude da pandemia do coronavírus. Mediante a importância estratégica e histórica do levantamento de índice próximo ao início do verão, Cabo Frio vai realizar o levantamento no período de 17 a 23 de outubro.

O LIRAa é uma das ações de controle de vetores realizadas por equipes da Secretaria de Saúde nas áreas rural e urbana da cidade. De acordo com Andreia Nogueira, coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental em Cabo Frio, embora uma portaria ministerial tenha suspendido a realização do LIRAa, as demais ações de controle de endemias não foram paralisadas na cidade.

“As ações de controle de endemias feitas para as arboviroses não pararam. Obedecemos a portaria ministerial e paralisamos apenas o levantamento rápido, que estamos retomando agora, em outubro. Ainda de acordo com a determinação do Ministério da Saúde, mudamos a forma de realização do controle, utilizando o método perifocal. Neste período da pandemia realizamos mutirões em bairros que apresentaram um número maior de notificações de casos de arboviroses”, disse Andreia.

Reforçando a necessidade da colaboração dos cabo-frienses, a coordenadora da Vigilância Ambiental destaca ainda a prevenção às arboviroses como atividade essencial.

“Apenas a passagem do fumacê, ou a fiscalização de ralos que realizamos, não adianta. Para o sucesso do combate às arboviroses é necessário um conjunto de ações que precisam contar com a participação dos moradores. Um bom exemplo é a campanha ‘10 minutos salvam vidas’, que incentiva que cada morador vistorie sua residência em busca de possíveis criadouros de aedes Aegypti. Por se tratar de uma cidade turística, temos muitas casas de aluguel ou veraneio, logo precisamos que caseiros e imobiliárias nos auxiliem nos cuidados preventivos em caixas d’água e piscinas, por exemplo”, finalizou Andréa.

CAPACITAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE DE ENDEMIAS

Com o objetivo de garantir mais eficiência no combate às arboviroses, agentes de controle de endemias de Cabo Frio foram capacitados por técnicos da Secretaria de Estado de Saúde para o uso de um novo larvicida biológico. Os servidores vão atuar nesse manuseio para controle das larvas do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Com nome de Espinosade, o material foi distribuído ao município pelo Ministério da Saúde. O novo larvicida biológico, que irá reforçar as ações de prevenção e controle das arboviroses em Cabo Frio, é formulado em pastilhas com duas camadas, sendo uma efervescente para ação imediata, e outra de liberação lenta para ação residual.

Trata-se de moléculas com ação inseticida extraídas a partir de uma bactéria de solo pelo processo de fermentação. O biolarvicida pode ser adicionado em qualquer lugar que acumule água, e representa mais segurança para a saúde dos agentes, além de ter menor impacto ambiental. A Secretaria de Saúde vem desenvolvendo trabalhos setorizados com acompanhamento dos índices internos de infestação do mosquito e aplicação de larvicidas, além de visitas domiciliares para orientar os moradores.

Outra vantagem do larvicida biológico, em comparação com os produtos tradicionais, está no alto índice de eficiência. Isso porque os inseticidas químicos tradicionalmente utilizados são eficazes somente no combate a uma parte dos vetores. Aqueles que são mais resistentes ao inseticida químico não são afetados.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.