Ao todo, 12 postos de atendimento foram montados na cidade para atender os animais
Oito mil cães e gatos, com idade a partir de três meses, foram vacinados contra a raiva, em Cabo Frio, neste sábado (25). A campanha de vacinação antirrábica, realizada pela Prefeitura, teve início no mês de abril percorrendo alguns bairros da cidade como Ilha de Santana, Jacaré, São Cristóvão, Santo Antônio e Jardim Flamboyant.
Desta vez, os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde montaram 12 postos de atendimento no Monte Alegre, Porto do Carro, Vila do Ar, Praça do Jardim Esperança, Ginásio Vivaldo Barreto, Condomínio Minha Casa Minha Vida, Comsercaf do Jardim Esperança, Praça do Tangará, Caminho de Búzios, Condomínio dos Pássaros, Jardim Peró e Reserva do Peró. Num próximo momento a campanha será levada para a área rural, para que sejam alcançados maiores índices de cobertura vacinal antirrábica.
A ação seguiu todos os protocolos de segurança e prevenção contra o Coronavírus. De acordo com a Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde, nas ações anteriores foram vacinados cerca de 4.500 animais, entre cães e gatos.
“A campanha é uma forma de alcançarmos o maior número possível de cães e gatos. Embora o município não tenha registros de casos de raiva, é importante que os animais tomem a vacina anualmente e mantenham-se imunizados”, destaca a coordenadora Andreia Nogueira.
A raiva animal é uma zoonose grave e fatal que pode ser transmitida para o ser humano. O vírus da raiva está presente na saliva de animais infectados e é transmitido, principalmente, por meio de mordidas, arranhões ou lambidas do animal.