Momento de solidariedade marca a contribuição dos profissionais da saúde para garantir estoque na cidade
A partir desta quarta (22), os hospitais de Cabo Frio promovem uma campanha de doação de sangue pelo Dia Nacional do Doador de Sangue, instituído em 25 de novembro. O primeiro a realizar a ação foi o Hospital São José Operário; na quinta (23) será a vez do Hospital da Mulher e na sexta (24) do Hospital Otime Cardoso dos Santos, ambos a partir das 10h.
Os funcionários do Hospital São José Operário foram os pioneiros da campanha nesta quarta, que contou com a presença dos pacientes e profissionais de saúde, que destacaram a importância da solidariedade para salvar vidas.
O momento especial da iniciativa foi o depoimento comovente de André Luiz de Souza Penha, conhecido como Gugu. Ele compartilhou uma experiência em que precisou amputar a perna após ter sofrido grave acidente de trânsito, no final do ano passado, e enfatizou a urgência e relevância das doações de sangue em situações críticas.
Participaram do evento a diretora administrativa do hospital, Marcilene Azevedo, e o diretor médico, Dr. Gilberto de Ângelo, juntamente com a diretora administrativa da Agência Transfusional de Cabo Frio, Flávia Cunha, e a enfermeira responsável pela captação de sangue da agência, Maria Lúcia Saraiva.
Flávia Cunha homenageou cada voluntário da campanha, destacando a importância da doação, que pode transformar a vida de alguém.
“A Secretaria de Saúde tem mobilizado e levado a mensagem sobre a importância de cada voluntário para garantir os estoques de sangue no município. Essa é mais uma ação para contribuir com o estoque”, afirmou Flávia.
A mobilização continuará ao longo da semana com a participação de funcionários e servidores dos hospitais municipais.