Canil Municipal aumenta a oferta de consultas gratuitas

O Canil Municipal de Cabo Frio, vinculado à Superintendência de Proteção dos Animais, agora oferece consultas gratuitas de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h.  O serviço antes era oferecido duas vezes semana. Dois veterinários são responsáveis pelo atendimento, que é oferecido para cães e gatos, por ordem de chegada. É necessário levar comprovante de residência, RG e CPF.

Nestes 14 dias de atuação, foram realizados 165 cadastros de animais, entre cães e gatos, destes 54 foram de atendimento à população. No turno da tarde, os veterinários cuidam dos 108 animais do canil.

A responsável pela da Superintendência de Proteção dos Animais, a veterinária Érica Mateus Toledo faz um trabalho de reestruturação e regulamentação do Canil Municipal. O resgate dos animais de rua está suspenso temporariamente.  Segundo Érica é preciso regularizar a situação, cadastrar todos os animais que foram encontrados sem identificação alguma, criar documentação de todos os materiais e fazer um registro geral dos equipamentos .

“Agora estamos trabalhando muito, o objetivo é conseguir regularizar a situação do Canil, a situação dos cães abandonados não é exclusividade do Poder Municipal, é de extrema importância a união do poder público com a população, o dono precisa ter responsabilidade e consciência com o bicho de estimação.”

Segundo a Superintendente, a primeira ação tomada foi entrar em contato com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RJ) para se adequar às leis necessárias. Com a falta de regularização deixada pelo governo anterior, o centro cirúrgico teve que ser fechado e os resgates suspensos.

A Superintendência tem como objetivo promover o bem dos animais silvestres e domésticos, educação da população, castração, vacinação e doação, além de erradicar o abandono na cidade de Cabo Frio.

O Canil Municipal fica na Fazenda Campos Novos, na Rodovia Amaral Peixoto, km 124, em Tamoios, Segundo Distrito de Cabo Frio.