Carnaval de Cabo Frio terá 28 blocos nas ruas com o tema sustentabilidade

Abertura oficial será no dia 21, na Estação da Praia do Forte, a partir das 16h

A programação do Carnaval de rua de Cabo Frio vai contar com 28 blocos com o tema da sustentabilidade. A “Ecofolia” levará ações ambientais para os foliões em parceria com o projeto Movimento Onda Forte. A abertura oficial será no dia 21 de fevereiro, na Estação Praia do Forte, na altura dos quiosques.

Ao todo, serão oito dias de folia e diversão em mais três estações, sendo uma no bairro do Peró, uma em São Cristóvão e uma no distrito de Tamoios. O evento é uma parceria da Associação de Blocos e Atividades Carnavalescas de Cabo Frio (Abaccaf) com a Prefeitura, que cede estrutura e logística de trânsito e segurança por meio de agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Guarda Civil Municipal. Segundo os organizadores, a estrutura em formato de estação é inédita no município.

“Estamos organizando um Carnaval para que as pessoas aproveitem com segurança, qualidade e respeito ao meio ambiente e aos espaços públicos. A ação sustentável tem como objetivo orientar os foliões quanto ao impacto do lixo nas ruas e nas praias. Com a participação da população, o carnaval será maior e mais bonito que no último ano”, explica Joir Reis, presidente da Abaccaf.

Após três anos sem blocos de rua no principal cartão-postal da cidade, o Carnaval 2020 atenderá um antigo anseio da população numa estrutura organizada para os foliões ao longo da orla da Praia do Forte e em pontos estratégicos do município e de Tamoios. De acordo com superintendente de eventos, Weverton de Andrade, o modelo foi pensando de forma a fomentar a economia e o turismo.

“O Carnaval é uma das principais festividades do país, movimentando a economia e o turismo. O município recebe milhares de turistas nesse período e o nosso objetivo é transformar essa ferramenta para contribuir com o trade turístico, além de proporcionar uma experiência marcante ao visitante que vem passar os dias de folia na cidade, para que seja aproveitado tanto as belezas naturais quanto as culturais e históricas que Cabo Frio oferece com segurança e infraestrutura necessária”, explica o superintendente de eventos.

“Estação do Carnaval” marca o retorno dos tradicionais blocos da cidade

Além da Estação da Praia do Forte, os demais pontos são as Estações São Cristóvão, na praça do bairro; a Estação Peró, na Praça do Moinho; e a Estação Tamoios, no espaço de eventos. A ideia do formato é oferecer logística e ordenamento para os desfiles dos blocos pelas ruas do município.

Os artistas locais ganham espaço na “Ecofolia” e quem comanda a festa no Bloco Costa Azul é a Banda Rabuja. No Bloco Das Damas, a atração fica por conta dos cantores Felippe Seco e Jean Bessa. No Bloco Oh Sorte o público poderá conferir a banda Korda Solta e a dupla André Vianna e Raylane Mendes. O dueto também se apresenta no trio do Bloco Quero Mais acompanhados da banda Nada Igual na concentração.

Confira a programação completa está abaixo.

Domingo (16)
17h às 00h – Bloco Quintal do Chapoquinha
Concentração: praça do bairro Vila Nova

Sexta (21)
16h às 19h – Abertura oficial do Carnaval
Atração: Escola de Samba e atividades da ABASCCAF

18h às 01h – Desfile de Abertura do Carnaval

Sábado (22)

10 às 16h – Bloco Costa Azul
Concentração: Clube Costa Azul, Gamboa
Desfile: Rua Jonas Garcia sentido centro. Rua 13 de Novembro em direção a Praia do Forte e finalizando no Colégio Miguel Couto

16h à 01h – Bloco da Latinha

17h às 23h – Bloco da Zoeira
Concentração: Rua Alex Novellino, nº 204, bairro Vila Nova

17h às 23h – Bloco Azul e Branco
Concentração: Estação São Cristóvão
Desfile: Rua Lecy Gomes da Costa, Avenida Joaquim Nogueira, Ruas Francisco Vasconcelos e Expedicionário da Pátria, Avenida Lecy Gomes da Costa e Estação São Cristóvão.

Domingo (23)

12h às 20h – Bloco Risco da Praia
Concentração: Pier dos Pescadores, Praia do Siqueira
Desfile: Rua Luiz Feliciano Cardoso, Orla da Praia do Siqueira