Casa do Empreendedor promove atendimento para microempreendedores

A Casa do Empreendedor, em Cabo Frio, visa fomentar o empreendedorismo no município. Para isso oferece atendimento especializado em vários segmentos. Para auxiliar os empresários, plantões começaram a ser realizados de segunda a sexta-feira, em horários específicos. Oito parceiros estarão presentes no local.

Às segundas-feiras, está disponível o atendimento da fiscalização tributária, entre 10h e 12h. Já às terças, o atendimento é feito das 10h às 12h, por funcionários do Sebrae, e das 14 às 15h sobre assuntos referentes à Secretaria de Meio Ambiente.

Às quartas, é a vez do Senac, entre 10h e 12h, e do Conselho Regional de Administração, das 14h às 17h.  Nas quintas, servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico são os responsáveis pelo plantão, entre 10h e 12h. E as sextas, o atendimento é feito por representantes do Conselho Regional de Contabilidade, das 14h às 15h30.

Além disso, a Casa do Empreendedor conta também com um atendimento do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), fruto de uma parceria entre a Universidade Veiga de Almeida, Receita Federal e Prefeitura. O NAF funciona na Universidade e é voltado para atendimento aos serviços de baixa complexidade realizados pela Receita Federal.

De acordo com a coordenadora da Casa do Empreendedor, Elisângela Ramalho, a criação dos plantões de atendimento é uma exigência do Sebrae no Programa Cidades Empreendedoras, do qual Cabo Frio é participante e pretende aumentar o número de parcerias.

“A Casa não deve estar limitada à emissão de alvarás; ela pode agregar as demais agendas de interesses empresariais do município, tais como o fornecimento de bens e serviços para o poder público, as oportunidades disponíveis de acesso a crédito e a interação com outros agentes ou instituições que interfiram diretamente no cotidiano da empresa, fora a própria Prefeitura”, explica a coordenadora.

A Casa do Empreendedor

Inaugurado em 1º de dezembro de 2017, o local oferece diversos serviços voltados para abertura e fechamento de empresas, como atendimento para emissão das guias de taxas relativas à Vigilância Sanitária, emissão de guia e parcelamento do ISS, emissão de alvará e ISS Obra.

Além disso, também são realizados cadastros de empresas que estão em processo de formalização. Esse trabalho específico é voltado para orientação dos Microempreendedores Individuais (MEIs), desde sua formalização, manutenção, e encerramento, além de emissão de nota fiscal, preenchimento de formulários, declaração de Imposto de Renda. Tudo isso em parceria com o Sebrae, que presta auxílio aos MEI’s em todo o país.

Horário de plantões

Segunda: fiscalização tributária – 10h às 12h