Cerimônia marca hasteamento da Bandeira Azul na Orla do Peró, em Cabo Frio

O selo ecológico foi conquistado pelo sexto ano consecutivo

A Orla do Peró amanheceu movimentada nesta quinta-feira (7) com a cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul. Para celebrar o sexto ano consecutivo do selo ecológico, moradores, representantes do governo municipal, da vereança, da sociedade civil organizada e da imprensa estiveram no evento.

Antes da bandeira ser hasteada, algumas lideranças receberam Menção Honrosa pelo empenho, dedicação e contribuição com o programa. Receberam homenagens a prefeita Magdala Furtado e representantes do Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural (Inepac), da Escola Municipal Evaldo Salles, da Guarda Marítima de Ambiental, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, do Instituto Ecovida, do Projeto Mar Sem Lixo e da Cooperativa Cooperban.

O certificado internacional só foi possível mediante o cumprimento e a manutenção de uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.

“Esse hasteamento da Bandeira Azul representa o compromisso do município de Cabo Frio com a excelência ambiental e o turismo sustentável. Estamos muito felizes por manter o selo ecológico, lembrando que estamos com outras duas praias: do Foguete e Pontal do Peró em fase piloto. O certificado é fruto da dedicação dos grupos gestores que se reúnem em reuniões periódicas para que sejam cumpridas todas as exigências”, disse a prefeita.

A secretária de Meio Ambiente e Saneamento, Rosalice Fernandes, destacou a importância do trabalho participativo para manutenção da certificação.

“Todos nós somos responsáveis por cuidar do meio ambiente. Não é uma responsabilidade somente do governo ou do conselho. É preciso que seja um trabalho participativo da sociedade civil organizada, dos moradores, dos comerciantes e de todos”, destacou a secretária.

Essa premiação global é dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo. A orla do Peró está entre as 31 praias e 11 marinas aprovadas pelo programa Bandeira Azul no Brasil. As inscrições para o programa da Praia do Foguete e Pontal do Peró seguem em fase piloto, que pode durar até dois anos.