Ciência e Tecnologia promove Fórum de Fotografia Forense

A Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cogetei) promove no dia 18 de setembro, das 13h às 19h, o I Fórum de Fotografia Forense de Cabo Frio, que acontece no Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Cabo Frio, com entrada franca. As inscrições devem ser feitas a partir de 2 de setembro por meio de formulário https://forms.gle/4ne7iDA3pSZJxS7o6.

“O objetivo do encontro é discutir a importância da fotografia como carreira, como atividade cada vez mais tecnológica, como ferramenta utilizada nas mídias sociais, além de debater a prática da fotografia forense como disciplina curricular nas instituições de ensino superior e a necessidade de se profissionalizá-la dentro da área de Ciência e Tecnologia”, avaliou a coordenadora-geral da Cogetei, Bruna Knauft Teixeira.

O evento se trata de um encontro entre autoridades, instituições de ensino superior e de aplicação da lei em atenção a evolução das fotografias, dos vídeos e das imagens digitais empregadas em auxílio à justiça. Será uma oportunidade para apresentação dos desafios e discussão de novas diretrizes deste campo das Ciências Forenses que não tem representação legal no país.

Entre as instituições participantes do evento estão a Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra (Acadepol), Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Rio de Janeiro (Sindperj), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Há ainda a previsão de órgãos como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Universidades Estácio de Sá e Veiga de Almeida (UVA).

Participam também Fundação Educacional da Região dos Lagos (Ferlagos), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), 25º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia), Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Câmara Municipal de Cabo Frio (CMVCF), Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Senado Federal do Brasil dentre outros.

13h – Credenciamento
Abaixo-assinado em favor da Fotografia Forense como disciplina específica para os cargos da Polícia Técnico Científica.

Recebimento de doações de artigos de higiene íntima como fraldas geriátricas, shampoos, sabonetes, escovas de dentes, dentre outros, em apoio ao centro de cuidados de idosos na cidade de Cabo Frio.

14h – Abertura – Composição da Mesa
. Muiños Piñeiro – desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro;
. Sérgio Caldas – delegado titular da 126ªDP de Cabo Frio;
. Monica Batista da Trindade – perita criminal – professora Msc. (IFRJ)
. Márcio Borges Coelho – perito criminal da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e professor de criminalística da Acadepol Sylvio Terra;
. Antônio Carlos de Freitas – doutor em Ciências – Biofísica (UFRJ). Coordenador do Núcleo de Fotografia Científica Ambiental – (BioCenas/Uerj);
. Bruna Pozzebon – pós-graduação em Biologia Forense (UCB/RJ) Publicação “Fotografia Forense – Aspectos históricos. Urgência de um novo foco no Brasil.” – Revista Brasileira de Criminalística. ISSN 2237-9223 – v. 6, n. 1, p. 14-51 – 2017;
. Raquel Oliveira Melo – mestranda em Ciência da Informação (USP). Membro da comissão de avaliação de documentos e acesso do Ministério Público do Estado de São Paulo – Bacharel em Arquivologia pela Unirio;
. Anderson Ferreira – bacharel em informática pela Universidade Estácio de Sá. Analista de Dados de Interoperabilidade, Comando e Controle. Docente de Segurança da Informação.

14h30 – Palestra de Abertura – Mesa redonda: Caso Chacina de Vigário Geral
➢ Muiños Piñeiro – desembargador no TJRJ e promotor do caso da Chacina de Vigário Geral.

15h – Palestra – Mesa Redonda: Caso Juíza Patrícia Acioli
➢ Márcio Borges Coelho – perito criminal – docente de Criminalística – Acadepol Sylvio Terra – RJ

15h30 – Palestra – Mesa Redonda: Banco de Dados
➢ Sergio Simões Caldas – delegado titular da 126ª Delegacia de Polícia Civil de Cabo Frio – RJ.

16h – Palestra – Mesa Redonda: Status da Fotografia na Ciência Forense Brasileira
➢ Bruna Pozzebon – Pós-graduada em Biologia Forense – Universidade Castelo Branco – RJ. Publicação “Fotografia Forense – aspectos históricos. Urgência de um novo foco no Brasil” – Revista Brasileira de Criminalística – ISSN 2237-9223 – v. 6, n. 1, p. 14-51 – 2017.

16H30 COFFEE BREAK

18h10 – Palestra – Mesa Redonda: Arquivos e Cidadania
➢ Raquel Oliveira Melo – Mestranda em Ciência da Informação (USP).
18h40 – Palestra – Mesa Redonda: Reflexões sobre Segurança da Informação
➢ Anderson Ferreira – Analista de Dados de Interoperabilidade, Comando e Controle. Docente de Segurança da Informação.