Circuito da Empatia promove experimento sobre violência doméstica em Cabo Frio

Objetivo é capacitar servidoras para que elas entendam a realidade de muitas mulheres

Seguindo o calendário de homenagem às mulheres, a Prefeitura de Cabo Frio realizou nesta quarta-feira (10) o Circuito da Empatia, uma capacitação para as servidoras do município. Por meio de um experimento sensorial, elas vivenciaram histórias fictícias de mulheres vítimas de violência doméstica.

A ação foi inspirada no Museu da Empatia de Londres, que se dedica a experimentos que desenvolvem nas pessoas a capacidade de olhar o mundo através dos olhos dos outros. Para a superintendente do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), Susiane Borges, o trabalho de assistência à mulher é um trabalho em rede, de interfaces. Por isso, convidou algumas servidoras para o experimento.

“Muitos de nós ficamos sabendo o que as mulheres vítimas de violência passam, mas apenas elas sabem o que sentem. A ideia desta ação é tentar fazer com que as convidadas sintam o que essas mulheres realmente passam, e vivenciem a experiência do momento de fragilidade em que chegam aos CEAMs”, ressaltou Susiane.

Ao iniciar o experimento, a convidada começa uma imersão lendo o relato de um relacionamento abusivo. Logo em seguida é orientada a retirar os sapatos e calçar sapatilhas descartáveis, o que, metaforicamente, segundo a superintendente do CEAM, representa uma troca de identidade.

Seguindo a dinâmica, a convidada segue para a primeira sala, onde escolhe, aleatoriamente, uma história de violência doméstica sofrida por uma mulher. Lá, é orientada a escolher um nome para a personagem e incorporá-la através de elementos, como uma máscara de papel.

Em seguida, caminha até uma segunda sala, onde é atendida por uma assistente social e uma advogada. Neste espaço a convidada vivencia, através da sua personagem, o dia-a-dia da mulher que chega ao Centro Especializado de Atendimento.

Por último, ela é guiada até uma outra sala, onde tem a oportunidade de se olhar no espelho, reconhecer a personagem, e retirar a máscara. Neste local estão algumas maquiagens simbolizando o resgate da autoestima da mulher.

Últimas Notícias

Sua dúvida foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

Sua Solicitação foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.

NOTA EXPLICATIVA: Nesta página estão detalhados os lançamentos feitos em nome de ANDRE LUIZ NASCIMENTO VIEIRA E OUTROS, no Exercício de 2021 e MARLLON GOMES DA SILVA TEIXEIRA E OUTROS no Exercício de 2022, feitos de modo sumarizado.

Para consulta dos demais pagamentos de diárias clique em uma das opções abaixo. Após informar o ano desejado selecione a opção DESPESAS > DIÁRIAS.

Observação: nos períodos anteriores à 2021 os pagamentos desta espécie eram realizados por meio de Processo Administrativo de adiantamento e prestação de contas por força do Decreto 3.297/2005

Sua Denúncia foi enviada com sucesso

As informações foram  enviadas para seu e-mail.