Atividades foram realizadas neste sábado (16), simultaneamente, em dez locais do município
Cabo Frio recebeu as atividades de mais uma edição do evento mundial de limpeza das praias, o “World Clean Up Day”, na manhã deste sábado (16). A ação aconteceu, simultaneamente, nas praias do Forte, do Siqueira, das Palmeiras, das Conchas, e em toda extensão do Peró, além da Gamboa, Ilha do Japonês, Dormitório das Garças e Canal Itajuru. Em Tamoios, a Praia do Pontal de Santo Antônio foi o ponto de encontro dos voluntários. A mobilização teve o apoio da Prefeitura de Cabo Frio.
Na Praia do Forte, as equipes se dividiram em grupos menores para conseguir alcançar mais locais onde o microlixo se acumula, como na base da Duna Boa Vista. Alunos do Colégio Estadual Miguel Couto fizeram parte do trabalho. Já no Peró, estudantes da Escola Municipal Evaldo Sales apresentaram um trabalho sobre pesca fantasma.
A parte reciclável do material recolhido será destinada para a Cooperativa Cooperben e o restante será retirado pela Comsercaf para o descarte.
Além das atividades práticas de limpeza das praias, o evento promoveu mini palestras com o intuito de conscientizar o público sobre a importância de preservar os oceanos e o impacto negativo do lixo marinho. A iniciativa está alinhada com a Década do Oceano, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), e busca difundir a cultura oceânica, levando conhecimento sobre a real situação dos oceanos ao maior número possível de pessoas.
Neste ano, o tema da ação foi “Cabo Frio da Praia do Foguete a Praia do Pontal e Tamoios: Clean Up Day – Ações de sensibilização ambiental e combate do lixo marinho”. O Projeto Mar Sem Lixo encabeçou os trabalhos, fazendo Cabo Frio estar entre as diversas cidades do mundo que fizeram parte do 6º Dia Mundial da Limpeza.