Troca de resíduos recicláveis por desconto na conta de luz virou realidade após parceria da Prefeitura com a Enel
Além de reduzir a quantidade de resíduos em Cabo Frio, a coleta seletiva realizada pelos cabo-frienses agora vai diminuir o valor da conta de energia. Esse é o propósito do projeto Ecoenel, que foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (3), no Ponto de Entrega Voluntária da Coleta Seletiva (PEV Jojoca), situado no Horto Municipal Antônio Ângelo Marques, no Portinho.
No local, que vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h, o cliente troca seus materiais recicláveis e recebe bônus na conta de energia. O material é pesado e calculado de acordo com o valor praticado no mercado.
Entusiasmado com o projeto, o prefeito José Bonifácio agradeceu aos funcionários da Comsercaf e da Enel, que estão realizando a parceria, e prometeu em breve levar o projeto para o distrito de Tamoios.
“Fico feliz com este momento e agradeço aos funcionários da Comsercaf, que trabalham diariamente para deixar nossa cidade limpa. Nossa missão é reduzir a quantidade de lixo em toda a cidade, e esse projeto vai ajudar também a economizar na conta de luz. Já temos uma área desapropriada em Tamoios, onde será o futuro centro administrativo da Prefeitura, e também vamos utilizar como ponto de referência para realizar essa parceria”, declarou o prefeito.
Para efetuar o cadastro, o morador precisa se dirigir ao local levando uma conta de energia elétrica e um documento de identificação com foto. O cliente receberá um cartão de adesão que dará direito a trocar os materiais recicláveis por descontos na próxima conta de energia, sem limites de pesagem. Pode ser papel, metal, vidro, plástico ou óleo vegetal.
“Nos últimos três anos, a Enel já concedeu mais de R$ 1,5 milhão de desconto em contas de energia, e esse é o nosso papel. Hoje temos clientes que estão conseguindo zerar suas contas de energia. Caso o morador não queira o desconto na própria conta de luz, também pode destinar o bônus para uma instituição social que deseja que o crédito seja concedido”, afirmou Marisa Rocha, especialista de sustentabilidade da Enel.
Os dados referentes à troca de resíduos recicláveis são enviados automaticamente para o setor de faturamento da Enel. Se o valor da bonificação for superior ao total da conta, o excedente será creditado automaticamente na fatura seguinte. Os clientes também podem acompanhar de forma online os dados de sua coleta e as tabelas de preços dos resíduos por meio do aplicativo Ecoenel, disponível nas plataformas Android e iOS.
Todos os resíduos entregues pelos clientes nos ecopontos são repassados a recicladores que garantem a destinação correta dos materiais.
Também marcaram presença na solenidade o vice-presidente da Comsercaf, Antony Marques, o diretor geral da autarquia, João Evangelista, o secretário de Governo de Cabo Frio, Betinho Araújo, a secretária da Melhor Idade, Delamar Sant’Anna, e o executivo de governo da Enel, Leandro Barbosa.