Começa o programa de capacitação para servidores da Educação Municipal de Cabo Frio

Encontros começaram nesta segunda-feira (22) e acontecem por meio de plataforma on-line até 7 de abril

A Prefeitura de Cabo Frio está oferecendo curso de formação continuada sobre ações de educação sanitária. A atividade, que começou nesta segunda-feira (22) e segue até 7 de abril, é totalmente on-line e voltada para servidores da rede municipal de ensino.

A capacitação ocorre em parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde, por meio da Comissão Municipal de Controle de Infecção em Estabelecimentos de Saúde (COMCIES), e faz parte das ações para retomada das aulas presenciais em Cabo Frio, assim que houver segurança sanitária para a comunidade escolar.

Os encontros são destinados aos diretores das unidades escolares, dos Centros de Atendimento Pedagógicos (Cenapes) e da Apae, professores orientadores educacionais, professores inspetores escolares, professores de Ciências/Biologia do segundo segmento do Ensino Fundamental/Ensino Médio e demais servidores em exercício na Secretaria de Educação.

Os encontros são divididos por turmas que foram formadas a partir das inscrições enviadas pelos interessados na semana anterior.

A turma 1 é formada por escolas de primeiro segmento do Ensino Fundamental e escolas mistas. As unidades de Educação Infantil, mistas, Cenapes e Apae compõem a turma 2. Por fim, a turma 3 engloba escolas de segundo segmento do Ensino Fundamental, Ensino Médio e servidores da pasta.

Nos três primeiros dias do curso (22, 23 e 24 de março) os temas serão “Panorama da pandemia da Covid-19 e seus reflexos na educação” e “Orientação diante de caso suspeito ou confirmado de Covid-19”.

Já nos dias 29,30 e 31 será a vez das “Medidas de biossegurança institucional (nas escolas, nas salas de aulas, espaços de uso coletivo como refeitórios, cantinas e lanchonetes)”, “Recomendações sobre o cuidado de limpeza e desinfecção ambiental” e “Gestão de Resíduo”.

Por fim, nos dias 5, 6 e 7 de abril os participantes receberão os seguintes conteúdos: “Medidas de prevenção individual (regras de etiqueta respiratória, prática correta de higienização das mãos, uso do transporte coletivo)”, “Medidas de proteção para o aluno” e “Recomendações para a saúde do trabalhador”.

A certificação será emitida de acordo com o percentual de participação de cada inscrito em toda a formação.