Cerimônias ocorrem ao longo do dia nas escolas do primeiro distrito e de Tamoios
A rede municipal de ensino em Cabo Frio esteve empenhada, nos últimos dois meses, para a eleição dos conselhos escolares nas 90 escolas e três Centros de Atendimento Pedagógico (CENAPEs). Finalizando o trabalho, nesta quinta-feira (9) houve a posse dos conselheiros em 84 escolas do primeiro distrito e de Tamoios.
Todo o processo ocorreu com apoio da Secretaria de Educação, por meio do Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE). As unidades escolares organizaram o momento simbólico de posse, algumas de forma on-line, para recepcionar os conselheiros e dar início às atividades.
O colegiado é composto por representante de alunos, de pais ou responsáveis, além de professores e servidores de cada unidade escolar.
A coordenadora do GAFCE, Priscilla Arantes, agradeceu o empenho.
“Sou grata a toda a comunidade escolar, que não mediu esforços para que a eleição acontecesse, e também aos representantes do Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares, que incansavelmente estiveram tirando dúvidas, auxiliando em todo o preparativo dessa eleição. Como citou Paulo Freire, ‘tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente’ ”, exaltou.
Ao todo, oito escolas, das 93 que compõem a rede municipal de ensino, ainda precisarão finalizar o processo de eleição. Destas, três não realizaram o procedimento e cinco terão de refazê-lo para se adequar ao edital baseado na lei 3018/19, que rege os conselhos escolares.