As atividades ocorreram em formato presencial no primeiro distrito e em Tamoios
A Secretaria de Educação, por meio do Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE) e da Coordenadoria de Formação Continuada, promoveu um encontro presencial para os conselheiros escolares da rede municipal. Os dois encontros ocorreram na terça (27) e quinta-feira (29) e reuniram, juntos, cerca de 300 conselheiros no primeiro distrito e em Tamoios.
A atividade teve como tema principal a ser discutido as “Competências do Conselho Escolar” e contou com dois professores formadores Marcia Alves Corrêa, pedagoga; especialista em Gestão Pública, Gestão Escolar e Psicopedagogia Institucional e Ivan Cristiano Emídio, também pedagogo, pós-graduado em Tutoria em Educação a distância.
Atualmente, Marcia é coordenadora do Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares e coordenadora Geral do Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares do Estado do Rio de Janeiro- GAFCE/RJ (Gestão 2022 a 2025). Já Ivan é coordenador e articulador de Conselhos Escolares e articulador no GAFCE/RJ; coordenador do Comitê Gestor do PDDE e conselheiro de Alimentação Escolar.
O objetivo do encontro de formação foi orientar a criação e organização dos conselhos escolares, como uma das estratégias fundamentais para o fortalecimento da Gestão Democrática; mobilizar, divulgar, sensibilizar e esclarecer a população sobre a importância dos conselhos escolares; incentivar a formação e capacitação dos conselheiros escolares; e apoiar e fundamentar a coexistência dos conselhos escolares.
“Manter um Conselho Escolar atuante é primordial para uma gestão democrática participativa. Esse encontro proporcionou essa participação das representatividades de todos os segmentos da comunidade escolar (família, professores, funcionários), esclarecendo a importância e às funções desses conselheiros escolares”.
As 89 unidades escolares e dois Centros de Atendimento Pedagógico (Cenapes) da rede municipal elegeram seus representantes no mês de maio. Cada colegiado é composto por representante de alunos, de pais ou responsáveis, além de professores e servidores de cada unidade escolar.