Conselho de Turismo se reúne para tratar das demandas do município para a temporada 2019/2020

Representantes do Conselho Municipal de Turismo se reuniram nesta segunda-feira (25) para tratar prioritariamente sobre as demandas do município para a temporada 2019/2020.  O encontro aconteceu na sede da Secretaria, que fica no Terminal de Transatlânticos.

Dentre as pautas discutidas estão o acompanhamento do plano de manejo de alta temporada nos territórios turísticos, demandas por territórios e secretarias e recapeamento da estrada que dá acesso à Praia do Peró.

Na ocasião, os participantes trataram sobre a realização de eventos nos territórios turísticos. Todas as atividades precisam de autorização prévia e anuência da Secretaria de Turismo e do próprio conselho para ocorrerem, como forma de ordenamento. Eventos fora do padrão não poderão mais acontecer nos locais.

O grupo reforçou a cobrança em relação à atuação dos ambulantes na temporada, inclusive por conta da faixa de areia reduzida na Praia do Forte. Também foi colocada em pauta a organização viária durante a alta temporada, com a necessidade de combater meios de transporte piratas, em especial no bairro do Peró.

Por fim, o encontro tratou sobre a necessidade de reavaliar a capacidade de carga da Ilha do Japonês, um ecossistema frágil, que precisa de um plano de ação para que não haja descarte de lixo de forma errada, nem atividades que comprometam a fauna e flora locais.

Para o secretário de Turismo Paulo Cotias a participação do Conselho como voz ativa no planejamento preventivo e corretivo nas questões relacionadas ao verão e ao turismo de um modo geral, é essencial.

“A cidade cheia e com ocupação hoteleira de 100% demonstra que estamos no caminho certo. É resultado de um trabalho em conjunto entre a Prefeitura e o Conselho, preparando o município para os turistas que desfrutarão da estadia com segurança. Nossa meta é profissionalizar definitivamente a gestão turística em Cabo Frio, algo inédito e que conseguiremos implantar”, enfatizou Cotias.